Poluição do rio ainda é constante
Poluição do rio ainda é constante

Um mutirão de limpeza foi realizado na última semana no rio Guaporé, em Cabixi. Na ocasião, três toneladas de lixo foram coletadas nos rios, mata ciliar, em quintais e ruas da vila Neide.

O trabalho iniciou na quinta-feira, 28, e foi concluído no sábado, 30. Com a união de pescadores de Cabixi, e entidades como Sedam, Emater, prefeitura municipal e Grupo de educadores ambientais voluntários mirins , foram coletas três toneladas de lixo.

Conforme a programação, o mutirão iniciou no rio Cabixi, da ponte do Planalto São Luiz até o porto do Rufino. Na sexta-feira, outra equipe desceu deste porto até a foz do rio Cabixi. No sábado, uma equipe da Emater de Pimenteiras do Oeste foi até a Vila Neide. Outra equipe foi do rio Guaporé, da Vila Neide, até o acampamento das “Mesas”, no vizinho estado do Mato Grosso, e a outra subiu rio piolho. Pescadores e outros voluntários contribuíram com a mão-de-obra e o combustível. Barcos e alimentos foram doados por comerciantes e empresários.

De acordo com o servidor da Sedam de Cabixi, Zé ambientalista, a quantidade de lixo deixada no rio diminuiu em relação ao ano passado, “mas ainda estamos no ‘vermelho’, e é preciso continuar a conscientização desta minoria inconseqüente que insiste em poluir os rios”.

Zé Ambientalista explicou que o rio Guaporé é riquíssimo em biodiversidade, mas tem um ecossistema muito frágil e não suportará este impacto por muito tempo. “Desfrutar do rio Guaporé é um direito de todos; zelar pela manutenção e perpetuação de sua biodiversidade é uma obrigação de cada um”,  conclui o ambientalista, que agradeceu a todos os órgãos, colaboradores e voluntários.

Pescadores e outros voluntários contribuíram com a mão-de-obra e o combustível
Pescadores e outros voluntários contribuíram com a mão-de-obra e o combustível

 

Trabalho contou com a ajuda de vários servidores de órgãos públicos
Trabalho contou com a ajuda de vários servidores de órgãos públicos

Texto: Extra de Rondônia

Fotos: Divulgação

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO