Títulos deverão ser entregues aos produtores até o final do ano
Títulos deverão ser entregues aos produtores até o final do ano

Em reunião na manha desta quinta-feira, 24, em Porto Velho, o prefeito Zé Rover, fechou definitivamente o acordo com o Exército Brasileiro, que vai permitir a regularização fundiária no setor hortifrutigranjeiro de Vilhena.

A área envolve duas cooperativas: a Cooperfrutos e a Aprovida, e é alvo de negociação há mais dois anos.

Participaram da negociação, o Ouvidor Agrário Nacional, desembargador Gercino José da Silva Filho, o Superintendente do Incra em Rondônia, Luis Flávio, o Procurador da República (MPF/RO), Rafael Luis Beviláqua, o representante da Superintendência de Patrimônio da União, Antônio Robertto, além de representantes do Exército e dos produtores interessados.

Na reunião, o Exército se manifestou definitivamente favorável à troca pela área, que será feita com o município. Após a permuta, as chácaras onde funciona o pólo hortifrutigranjeiro de Vilhena, passam para a regularização através do Programa Terra Legal (do Incra) em parceria com a Prefeitura. “O título definitivo então será entregue aos produtores, para que possam ter mais segurança para trabalhar e investir na terra, sem falar na dignidade que passa a ser devolvida a cada uma dessas famílias”, alegou Zé Rover.

Segundo o Superintende do Incra, a previsão é de os títulos sejam entregues aos produtores até o final do ano.

A negociação sobre a área, que pertence ao Exército, mas é ocupada pelos chacareiros há mais de 20 anos, começou em março de 2012.

Texto e Foto: Assessoria

sicoob