CAPA NOCA ONIBUSTrinta ônibus escolares das empresas Biasi Turismo e Bueno Tur, que prestam serviço de transporte a alunos da rede municipal de ensino foram reprovados na vistoria feita sexta-feira, 25, no pátio da Ciretran, em Vilhena.

A informação foi divulgada em primeira-mão pelo site de notícias “Vilhetaço”. Conforme o noticioso, os  itens apontados nos laudos dos vistoriadores foram praticamente os mesmos que reprovaram as duas frotas em julho do ano passado.

Na época, a vistoria não foi divulgada pelo MP, que deu prazo até dezembro de 2013 para as empresas se adequarem, sob a alegação de que uma pena maior seria prejudicial ao sistema de transportes, já que as duas empresas são as únicas que prestam o serviço na cidade.

Os vistoriadores constataram que boa parte dos cintos de segurança teriam sido confeccionados artesanalmente. Havia inúmeros pneus recapeados, bancos soltando, vazamento de óleo, falta de saídas de emergência, latas internas e externas quase se soltando dos veículos e todos os ônibus da Bueno Tur não portavam pneu estepe (FOTOS ABAIXO). A empresa Biazi, neste quesito, cumpriu a norma.

Na vistoria feita pelos Bombeiros, seis ônibus da Bueno Tur foram interditados com adesivo por estarem totalmente fora das condições básicas para o transporte de alunos. Segundo o chefe do departamento de vistorias do Detran, Tiago Mesquita, os ônibus podem ser considerados sucateados. “Um deles praticamente precisou ser empurrado para sair do pátio”, revelou Tiago.

Há cerca de dois meses, a promotora Yara Travalon realizou uma reunião envolvendo membros da Semtran, Detran, Polícias Militar e Rodoviária Federal, afim de realizar uma nova vistoria nos ônibus escolares. Novamente o procedimento foi realizado, desta vez em campo, mas, o resultado não foi divulgado pela promotoria.

As empresas terão 15 dias para se ajustarem. As aulas da rede municipal de ensino recomeçaram  hoje. O Extra de Rondônia, mais uma vez, deixa espaço disponível aos responsáveis pelas empresas para eventuais esclarecimentos.

Segundo o chefe do departamento de vistorias do Detran, Tiago Mesquita, os ônibus podem ser considerados sucateados
Segundo o chefe do departamento de vistorias do Detran, Tiago Mesquita, os ônibus podem ser considerados sucateados

Segundo o chefe do departamento de vistorias do Detran, Tiago Mesquita, os ônibus podem ser considerados sucateados

2 3 4 5 6

7-1

8-1

Texto: Extra de Rondônia

Informações: Vilhetaço

Fotos: Divulgação

sicoob