agua_torneiraO Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Vilhena pediu ao presidente do Bairro Jardim América, Paulo Damasceno, o Paulão, um prazo maior para se reunir com a população e explicar os motivos que levaram a autarquia propor um reajuste de 30% no valor da tarifa de água cobrada do contribuinte vilhenense.

Segundo Paulão, organizador do movimento que defende a manutenção dos valores atuais da água, os técnicos do SAAE pediram pra transferir o encontro para a próxima segunda-feira, 8, ainda sem local definido.

O motivo alegado pelos servidores da autarquia foi a falta de tempo hábil para selecionar material que deverá ser apresentado aos participantes da reunião para justificar o aumento.

Paulão garantiu às pessoas que compareceram ao encontro que tentará reservar o auditório da prefeitura para o encontro. “Assim que tivermos local definido entraremos em contato com a população novamente”, informou.

O reajuste proposto pelo SAAE foi aprovado e regulamentado pelos poderes executivo e legislativo no início deste ano. Em reunião com a imprensa, representantes do Ministério Público (MP) e membros da sociedade civil, no último dia 7 de agosto, o Diretor Adjunto da autarquia, Guilherme Naré explicou que o reajuste é previsto por lei e entra em vigor a partir do mês de setembro, junto com uma nova taxa criada pelo município: a do lixo, também prevista por lei.

O valor arrecadado será revertido ao cobrimento do custo operacional do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Vilhena, que hoje, segundo a diretoria do local, gira em torno de R$ 600 mil por mês.

A cobrança da taxa do lixo, segundo os técnicos do SAAE, será aplicada dentro de uma fórmula que será calculada automaticamente pelo sistema eletrônico da autarquia. O cálculo é pautado com as seguintes características: fator correção (tamanho da casa, número de moradores, etc) multiplicado pelo número de coleta semanal.

O resultado será somado àquele obtido através da multiplicação do metro quadrado de área construída pelo valor do metro quadrado da área construída.

A fórmula de cobrança apresentada pela entidade foi aprovada pelo promotor de justiça Pablo Viscardi, que acompanhou a palestra. Segundo ele, a proposta é justa, uma vez que colabora com a limpeza do meio ambiente, e o preço cobrado pelo lixo será pautado dentro do quadro equivalente de gastos de cada residência, de forma individual.

Mesmo alegando melhorias no serviço para justificar o reajuste, a proposta foi digerida como sal no café pelos contribuintes.

 

Fonte: Extra de Rondônia

Texto: Da Redação

Foto: Ilustrativa

sicoob