expedito oabEm evento cívico promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Rondônia, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral e Ministério Público, na noite da última terça-feira, 26, o candidato ao Governo de Rondônia pelo PSDB, Expedito Junior, reafirmou as propostas de campanha e assumiu o compromisso com eleições, limpas, livres e éticas.

Embora os candidatos pudessem discorrer sobre as principais metas de suas propostas, o evento seguiu uma dinâmica diferente dos debates com o candidato sendo sabatinado por um representante do Conselho Regional de Medica, Conselho Regional de Engenharia, dois representantes da Seccional e a magnifica reitora da Unir, em um tema previamente sorteado referente à infraestrutura, cidadania, educação, segurança e saúde.

Após explanar sobre o plano de governo, quando abordou as principais propostas para educação, saúde, segurança, cidadania e parceria com as prefeituras, Expedito Junior fez questão de anunciar que pretende governar em geral ajudando os prefeitos a superarem a crise que assola os municípios, e em particular com o da capital. “Apesar de Mauro Nazif ser um dos expoentes da campanha de reeleição do atual governador, vencendo o pleito, vou procura-lo para traçarmos um conjunto de ações comuns para melhorar a infraestrutura de Porto Velho. Não podemos aceitar nossa capital em frangalhos e abandonada”, assegurou.

Em relação à educação, o candidato voltou a declarar que é uma pasta importante demais para não ser gerida por alguém que não seja da área e prometeu nomear um secretário que conheça e pertença aos quadros da educação.

Quanto à infraestrutura, Expedito Junior lamentou que o Governo de Rondônia não tivesse sido capaz de utilizar os recursos do Programada de Aceleração do Crescimento (PAC), disponíveis em caixa, por incapacidade técnica de concluir o processo licitatório e incompetência na execução dos respectivos projetos básicos. “São mais de R$ 700 milhões em caixa destinados ao saneamento básico e expansão da rede de água potável que estão parados por inércia do executivo estadual. É um problema de gestão que vamos corrigir caso sejamos vencedores do pleito”, disse Junior.

Apesar de o governo apresentar dados estatísticos que sugerem melhoria no sistema de saúde estadual, Expedito Junior lembrou que em recente pesquisa divulgada pelo Ibope revela exatamente inverso do que divulga o estado. “Mais de 70% das pessoas pesquisadas criticam e desaprovam a saúde oferecida pela rede pública. Portanto, os dados oficiais não refletem aquilo que pensa a população usuária da rede”, assinalou Expedito.

Signatário da “Carta Compromissos da OAB-RO”, Expedito reafirmou no final do evento que fará uma campanha limpa, ética e digna.

 

Texto e Foto: Assessoria

sicoob