“Cidade Clima da Amazônia” superou Cacoal no período de quatro anos
“Cidade Clima da Amazônia” superou Cacoal no período de quatro anos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta semana uma estimativa de crescimento populacional dos principais municípios do país, em seu portal na Internet.

Em Rondônia, Vilhena foi inserida nos cálculos e de acordo com as pesquisas há um crescimento significativo de população comparado ao último senso, realizado em 2010, o qual apontou que a maior cidade do Cone Sul possuía 76.202 habitantes.

O órgão de pesquisa apontou em sua estimativa que o município ganhou cerca 17, 84% a mais em relação há quatro anos atrás. Vale lembrar que o IBGE realiza censo de pesquisa populacional a cada dez anos, ou seja, o próximo levantamento concreto da entidade será em 2020.

Para se ter uma ideia do crescimento, no passado a estimativa era de que o município tinha aproximadamente 87.727 habitantes. Para 2014 os cálculos mostram que Vilhena tem cerca de 89.797 habitantes. Comparada a outras cidades importantes, o município do Cone Sul tem mais moradores que Cacoal, que registra uma estimativa de 86.556 habitantes.

A capital de Rondônia, Porto Velho, já chega em 494.013 habitantes, Ji-Paraná, 129.242; e Ariquemes, 102.860. O Extra de Rondônia tentou contato com a chefia do IBGE em Vilhena para comentar sobre o assunto, porém, até o fechamento desta edição não se pronunciaram a respeito do assunto.

Texto: Extra de Rondônia

Foto: Extra de Rondônia

sicoob