CA 1Professores e alunos de mais uma escola de Cabixi visitaram, na última semana, o Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques, fronteira com a Bolívia.

Em agosto passado foram os representantes da escola “José de Anchieta”. Agora foi a vez dos estudantes da escola “Chico Mendes”.

Em nota enviada ao Extra de Rondônia, a professora Angela Maria Firmiano, explicou que a visita foi realizado no sábado, 6, de setembro, e faz parte do trabalho de conclusão de um projeto escolar.

Angela, que é professora de História, disse que o projeto possibilitou aos alunos, funcionários e alguns pais, o contato direto com o monumento considerado importante Patrimônio Histórico de Rondônia. Entretanto, ficou surpresa com o que chamou de descaso público com o Forte. “A viagem foi proveitosa e gratificante, mas, ao mesmo tempo, esmorecedora para mim, professora e coordenadora do projeto, pois é lamentável presenciar o verdadeiro descaso público a este legado que hoje faz parte de uma trajetória do passado, mas que ainda persiste em estar integrado no futuro, como um começo histórico desta região”, avaliou a professora.

Ainda, a professora pediu mais investimentos na educação do país. “É triste confirmar que em nosso país muito se fala em educação, porém os órgãos governamentais e Secretária da Cultura estão deixando perder de forma lamentável, em estado de abandono, este monumento histórico rico em valores fundamentais para a formação de nossos estudantes, principalmente no que diz a respeito a conhecimentos da História de Rondônia”, concluiu.

ca 3

cA 5

ca 4

Texto: Extra de Rondônia

Informações e Fotos: Arquivo Pessoal

sicoob