Mais de 182 mil exames foram realizados em oito meses
Mais de 182 mil exames foram realizados em oito meses

Mais de 182 mil exames laboratoriais já foram realizados em Vilhena de janeiro a agosto de 2014, no laboratório do Hospital Regional (HR) Adamastor Teixeira de Oliveira.

Pensando no acesso da população e na facilidade para coleta de exames laboratoriais, juntos, o prefeito Zé Rover e o secretário Vivaldo Carneiro, decidiram aumentar os pontos de coleta.

Levando em consideração o crescimento da cidade e o deslocamento dos usuários para a realização desses exames, foram criados e distribuídos quatro pontos de coleta.

O material laboratorial é coletado nos seguintes locais: Unidade Básica de Saúde “Lírio Hoesel” (Cristo Rei), Unidade Básica de Saúde “Leonardo Alves” (Setor 08), Policlínica “João Luiz” (Centro). Nesses três pontos citados são colhidos os exames de sangue, urina e fezes.

SAE/CTA

Já no SAE/CTA (localizado no 5º BEC) são realizados testes rápidos de HIV, HBSag, HCV e de Sífilis. Os Exames da Rede Cegonha de rubéola IgG/IgM, toxoplasmose IgG/IgM, citomegalovírus IgG/IgM, Herpes 1 E 2- (HSV 1 e HSV 2), HIV-COMBO Ag/Ab, BHCG, antes eram colhidos em Vilhena e encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen), agora são colhidos nos três pontos de coleta do município e realizados no SAE/CTA. O resultado sai no prazo de 15 dias e o paciente retira o resultado no mesmo local onde colheu.

Segundo o laboratório do SAE/CTA, em torno de 100 exames são realizados por mês. Vivaldo destacou que quando os exames eram encaminhados à capital, o resultado demorava, em média, 60 dias.

AMPLIAÇÃO

Vivaldo Carneiro destacou, também, que com a construção do laboratório próprio do município, a oferta será ampliada e o atendimento otimizado. “Já adquirimos equipamentos de última geração, ampliamos a equipe do laboratório no HR, estamos com seis bioquímicos, cinco técnicos, nove auxiliares de laboratório, cinco servidores da área administrativa, dois servidores para limpeza, e agora teremos um espaço mais adequado para o atendimento”, frisou.

Segundo dados do laboratório do HR, são realizados, por mês, aproximadamente 30 mil procedimentos de análises clínicas. O secretário explicou que os serviços de atendimento laboratorial já são oferecidos aos usuários de saúde pública em Vilhena, mas o espaço atualmente não é suficiente.

Texto e Foto: Assessoria

sicoob