Ivone Cassol teve irmãos e cunhada envolvidos no esquema para fraudar licitações
Ivone Cassol teve irmãos e cunhada envolvidos no esquema para fraudar licitações

A denúncia feita pelo Ministério Público de Rondônia e que levou a condenação do senador Ivo Cassol no Supremo Tribunal Federal (STF) envolveu também irmãos da ex-primeira-dama, Ivone Cassol (PP), que concorre hoje ao Senado da República.

De acordo com o que decidiu o Supremo, Cassol beneficiou empresas pertencentes aos parentes de Ivone Cassol. Essas empresas foram criadas no início da gestão de Cassol na Prefeitura de Rolim de Moura. Para o MP, em tese aceita por todos os ministros do Supremo, houve conluio, acerto para as empresas dos familiares e amigos sempre ganhassem as licitações.

Apurou o MP, que as empresas foram constituídas ou alteraram seus contratos sociais no início do mandato de Ivo Narciso Cassol como prefeito de Rolim de Moura com o fim de fraudar diversos procedimentos licitatórios.
De acordo com a denúncia, restou configurado que Neilton Soares Santos e Aníbal de Jesus Rodrigues, sócios da Construtora Pedra Lisa Ltda e da Strada Construções e Incorporações Ltda, são pessoas de confiança do senador Cassol.

Neilton Soares Santos era responsável técnico pelas empresas JK Construções e Terraplanagem Ltda, Construtora Pedra Lisa Ltda, Strada Construções e Incorporações Ltda, além da TBM Terraplanagem Borges & Mecânica Ltda, que também participava dos convites em Rolim de Moura.

Quanto a Aníbal de Jesus Rodrigues, além de integrar, ao lado de Neilton Santos, o quadro societário das empresas Construtora Pedra Lisa Ltda e Strada Construções e Incorporações Ltda – que participavam constantemente de licitações no Município de Rolim de Moura durante a gestão de Ivo Cassol figurou como sócio de Ivone Mezzomo Cassol em uma empresa de rádio, já integrou o quadro societário da JK Construções e Terraplanagem Ltda, bem como era o responsável pela contabilidade das empresas do grupo Cassol. “A ciência de Ivo Narciso Cassol a respeito dos fatos e da atuação de cada um dos membros da quadrilha é inconteste, como se infere de diversos trechos de seu interrogatório”, relata a Ação Penal.

 

Texto e Foto: Rondoniagora

 

sicoob