Três brasileiros e um norte-amerciano fazem parte da comitiva
Três brasileiros e um norte-americano fazem parte da comitiva

Quatro pesquisadores vão realizar, a partir desta terça-feira, 21, uma expedição em homenagem aos 100 anos da Expedição Científica Roosevelt-Rondon realizada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, comandada pelo Marechal Cândido Rondon, em 1914.

Na manhã desta segunda-feira, 20, foi realizada uma coletiva de imprensa nas dependências da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic), em Vilhena, para informar detalhes da aventura.

De acordo com o engenheiro Marc André Meyers, que é professor na faculdade em San Diego nos Estados Unidos,  a ideia de realizar a expedição surgiu há cerca de dois anos quando leu o livro “O Rio da Dúvida – A Sombria Viagem de Theodore Roosevelt e Rondon pela Amazônia”.

“Fiquei fascinado por essa grande aventura que Roosevelt e Rondon fizeram, e tive a ideia de fazer a expedição. Por isso revolvi convidar pesquisadores que já tivessem experiência na Amazônia. Há cerca de um ano começamos a preparar a logística e os detalhes da expedição”, explicou Marc.

A expectativa da equipe é que a expedição seja realizada em 21 dias, menos da metade do tempo realizado por Roosevelt e Rondon, que durou 59 dias. “Vamos descer nove rios, fazendo o mesmo caminho que Roosevelt percorreu analisando as mudanças que ocorram nos seis anos, registrando as belezas naturais e também conhecendo a cultura dos povos ribeirinhos”, informou Marc.

O coronel do Exército Brasileiro, Hiram Reis da Silva, disse que, após a expedição, serão produzidos nove livros e um documentário relatando as experiências e pesquisa do grupo.

A comitiva irá percorrer o Rio Roosevelt, de sua nascente em Rondônia até o ponto onde deságua, no Rio Aripuanã, no Amazonas. De acordo com o coronel do Exército Ivam Carlos Gingriangonese, a equipe vai percorrer os rios em caiaques.

As fotos da expedição e o documentário serão produzidos pelo professor norte-americano da faculdade de San Diego, Jefry Lehman. O grupo está ansioso para começar essa aventura.

ex 2

Texto: Extra de Rondônia

Fotos: Extra de Rondônia

sicoob