AVEC, faculdade considerada "sem fins lucrativos"
AVEC, faculdade vilhenense considerada “sem fins lucrativos”

### O prefeito Zé Rover, de Vilhena, dá sinal de que Gustavo Valmórbida, secretário governamental, será seu escolhido como sucessor, mas Arrigo, secretário de educação, manda recado de que também quer a vaga.

### Eleição é assim mesmo. Nem mesmo os eleitos tomaram posse e já se começa a vislumbrar as eleições futuras. Assim que reassumiu o comando, Arrigo, que já foi vereador em Vilhena, anunciou: “Sou pré-candidato a prefeito de Vilhena nas próximas eleições”. O que o levou a precipitar esse anúncio é o movimento das pedras do tabuleiro do xadrez político com vistas à sucessão municipal daqui a menos de dois anos.

### O lance é o seguinte: parece que o prefeito Rover resolver tomar por lição os resultados das urnas da recente eleição quando, apesar de todo o seu staff e a máquina, não conseguiu eleger seus principais candidatos, entre eles o seu candidato a deputado, Vanderlei Graebin

### De quebra viu seus principais desafetos políticos – família Donadon e Luizinho Goebel – saírem bem das urnas. Feita as contas, colocou debaixo do braço seu principal secretário municipal e um dos nomes possíveis de seu staff que ele pretende ver sucedê-lo, Gustavo Valmórbida, e se mandou para Brasília em busca de recursos.

### Recursos viabilizados sapecou na imprensa a seguinte manchete: “Prefeito e secretário conseguem recursos para obras em Vilhena”. Novos recursos anunciados e nova manchete com o secretário a tiracolo. Foi o suficiente para Arrigo entender que Zé Rover parece já ter escolhido alguém de seu grupo para apoiar na sucessão municipal. Daí o fato de Arrigo se movimentar e ir a imprensa anunciar que ele também é pré-candidato a prefeito.

### Apesar de ter estimulado o próprio Arrigo, além do secretário de saúde Vivaldo Carneiro, o de Obras, Eliseu Lima, a se valorizaram na mídia para ver se decolam, o prefeito Zé Rover nunca conseguiu disfarçar sua preferência por Valmórbida. Picado pela mosca azul, dizem que o rapaz se prepara com sessões de neurolinguística para melhorar o timbre da voz e afinar o discurso.

### Como que prevendo que seu destino está selado no PP, o prefeito Rover foi à mídia dizer que não acredita que será apeado do comando do partido em Vilhena por decisão de Ivo Cassol. Duas coisas: no fundo ele sabe que isso vai acontecer e também no fundo é o que ele deseja.

### Há tempo que assessores próximos do prefeito deixam escapar a insatisfação do grupo do prefeito com o estilo truculento do senador. Rumores davam conta de que Rover seguiria para o PMDB sem plano de voo. Depois da Operação “Plateias” da PF atingir o chefe maior do governo e líder do PMDB ele deve rever sua posição. O mais certo é que, assim que for apeado do PP, ele deve assinar ficha de filiação com o PDT, de Acir. Fato é que Rover deixará mesmo o PP, onde, se ficar, será sempre refém de Cassol.

### Por falar em Operação “Plateias”, será que agora a mídia, sempre relutante, dará ouvidos ao deputado Hermínio? Taxado como louco por vários segmentos da imprensa, mesmo apresentando provas de corrupção no governo, Hermínio foi o primeiro e único político a dizer que o governo Confúcio estava mergulhado em corrupção.

### Confúcio usa a estratégia do ex-presidente Lula e diz não saber nada. Quase quatro aos se passaram para que o peemedebista tomasse conhecimento (segundo ele) das suspeitas de corrupção no seu governo. É o fim da rosca!

### Tá pensando em estudar? Uma nova ou primeira graduação? Que bom! Pensando nisso a Associação Vilhenense de Educação e Cultura (AVEC) promoveu um belo reajuste nas mensalidades. Chega a 33%. Então se você está afim de ficar sem grana, e deixar tudo para a instituição “sem fins lucrativos”, corre lá e se inscreva no vestibular.

### Os alunos que já começaram suas graduações na instituição de ensino chiaram. E com razão. Mesmo todo mundo irritado, haverá uma reunião com os presidentes da faculdade, e que provavelmente irá “virar em nada”. O jeito é pagar, ficar calado, concluir o curso e ponto final.

### Dizem por aí que estudar na AVEC ficou tão caro, mais tão caro, que não dá pra saber o que dói mais no bolso: pagar a mensalidade da instituição, ou manter em dia a taxa do lixo, àquela criada pelo SAAE.

### As duas coisas (a mensalidade e a taxa do lixo) são parecidas, dadas as proporções. Ninguém gosta de pagar, ninguém está vendo a melhoria, e ninguém sabe pra onde vai a grana. Agora deixa de pagar pra você ver o que acontece.

### Bom, no final das contas, resta saber a decisão dos acadêmicos: ou eles são bons alunos e mantém em dia o valor da mensalidade, ou são bons cidadãos, que não deixam atrasar a taxa do SAAE. Pagar as duas ao mesmo tempo é osso…

### Muitos estudantes reclamaram e fizeram uma analogia interessante: se a AVEC é uma instituição sem fins lucrativos, porque aumentar o valor da mensalidade? Realmente os acadêmicos estão certos, e provaram que suas visões críticas estão aguçadas, mas nem tanto.

### Veja bem: a AVEC realmente é uma instituição sem fins lucrativos, agora o bolso do Gonzaga, dono da instituição, é outra história, colegas.

 

Texto: Extra de Rondônia

Foto: Divulgação

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO