jovens gaysO Serviço de Assistência Especializada (SAE), de Vilhena, informou que o aumento de casos de HIV e AIDS entre jovens gays têm causado preocupação no município.

De acordo com a coordenadora da unidade de saúde, Zilda Golin, atualmente existem 362 casos de portadores do vírus HIV diagnosticados no município.

O Extra de Rondônia, Zilda explica que cerca de 40 novos casos foram diagnosticados este ano, e deste total 12 são de jovens gays com idade entre 17 a 25 anos. “Os casos são preocupantes, pois são entre uma população que tem conhecimento sobre a importância do uso do preservativo e de como prevenir a doença, e mesmo assim ignoram essas informações”, avaliou a profissional de saúde.

Para tentar reverter essa situação, o SAE está realizando várias ações de conscientização sobre a importância de se prevenir, diagnosticar e realizar o tratamento da AIDS.

Zilda relatou que será aumentada a oferta do teste rápido de HIV em Villhena para ampliar e facilitar o acesso ao exame. “O nosso plano é ofertar, em breve, o teste rápido no Hospital Regional e também em todas as unidades de saúde do município”, explicou Zilda, que informou que o exame fica pronto em 50 minutos e caso o resultado seja positivo, o paciente terá acompanhamento médico e psicológico.

Ela ressaltou, ainda, que o teste é muito importante porque, tendo em vista que, quanto mais cedo à pessoa souber que é portadora do vírus, ela vai quebrar o ciclo de transmissão da doença e aumentar a qualidade de vida. “O mais importante é das pessoas terem consciência da importância da prevenção à doença usando preservativo, pois a AIDS, por enquanto, não tem cura”, finalizou.

 

Texto: Extra de Rondônia

Fotos: Ilustração

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO