Campus da UNIR, em Vilhena
Campus da UNIR, em Vilhena

Com um total de 22.141 inscrições válidas, o Processo Seletivo 2015 da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) superou as edições anteriores tanto no número de candidatos quanto na oferta de vagas.

Os inscritos no processo seletivo disputarão as 2.665 vagas distribuídas em 64 cursos de graduação. Do total de inscritos, 11.617 candidatos estão na modalidade de ampla concorrência e 10.524 são cotistas, ou seja, estão na modalidade de ações afirmativas.

Destes, 7.127 declararam-se pardos, 1.463 pretos, 89 indígenas e 1.845 declaram não pertencer a nenhuma dessas três etnias. Na UNIR, os beneficiados pelas ações afirmativas devem ser egressos do ensino médio de escolas públicas e possuir renda familiar bruta inferior a um salário mínimo e meio por pessoa.

A coordenadora do Processo Seletivo Discente, professora doutora Lílian Moser, se surpreendeu com a quantidade de candidatos no processo. “Esperávamos uma média de 20 mil inscritos, mas a procura foi além das nossas expectativas. Podemos dizer que o resultado está sendo muito positivo”, afirmou a professora.

CURSOS MAIS CONCORRIDOS
Seguindo a tradição, os cursos com maior quantidade de inscritos foram Medicina, Direito, Engenharia Civil, Administração e Enfermagem. A concorrência por curso deve ser divulgada na próxima semana, antes da divulgação do resultado final, que está marcada para o próximo dia 2 de fevereiro.
Após a etapa de inscrição, a coordenadora do processo seletivo pede que os candidatos fiquem atentos à divulgação do resultado e prestem bastante atenção aos documentos exigidos para matrícula, principalmente os beneficiados pela Lei de Cotas. Segundo a professora Lílian, em edições anteriores, houve casos de candidatos que não apresentaram todos os documentos e acabaram perdendo a vaga por não efetivarem a matrícula devidamente.
Para os alunos que ingressarem em cursos do primeiro semestre, as aulas iniciam no dia 9 de fevereiro e para os cursos com vagas para o segundo semestre de 2015, as aulas começam em 27 de julho.

MATRÍCULAS
O período de matrícula para os candidatos aprovados nos cursos com início no primeiro semestre (2015.1) será de 9 a 11 de fevereiro. Já para os cursos com oferta no segundo semestre de 2015, as matrículas serão realizadas posteriormente em data a ser divulgada pela Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DIRCA). Em ambos os casos, a convocação dos aprovados será feita através de edital próprio.

As matrículas serão realizadas na DIRCA, no campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho, e nas respectivas Secretarias de Registro e Controle Acadêmico (SERCAS), nos campi do interior. Os documentos necessários para matrícula podem ser consultados no edital do processo seletivo que está disponível na página da UNIR (www.unir.br).

Texto: Rondoniagora

Foto: Extra de Rondônia

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO