Lúcio Mosquini comandou o DER antes de ser eleito deputado federal
Lúcio Mosquini comandou o DER antes de ser eleito deputado federal

Shakespeariana

Parafraseando Shakespeare eu diria que existe mais mistério no DER de Rondônia do que a vã filosofia dos rondonienses possa imaginar. A denúncia do deputado Luizinho em plenário de sucateamento do departamento, desaparecimento de maquinários, um caos total no órgão que deveria cuidar das estradas de Rondônia é confirmada por assessores ligados diretamente ao governador Confúcio Moura. Mais: gente que comandou o órgão comprou postos de combustível, fazendas e mandou vir o enxoval do filho de Orlando, na Flórida. É mole?O Ministério Público já está investigando e em breve poderá haver mais prisões de pessoas que foram ligadas ao órgão, a exemplo do que já ocorreu com o deputado federal Lúcio Mosquini.

Lebrão

As informações repassadas a esta coluna foi de que o motivo de o deputado Eurípedes Lebrão desistir de comandar uma supersecretaria que englobaria o DER e o DEOSP (Departamento de Obras e Serviços Públicos) foi justamente a situação de descalabro no DER que é caso de polícia.

Aborrecido

Está ficando cada dia mais difícil a ida do suplente de deputado estadual Ezequiel Neiva para a Assembleia Legislativa, se para isso o governo tiver que mexer no tabuleiro e levar deputados para o comando de secretaria estadual. Fontes palacianas confidenciaram a esta coluna que o governador Confúcio teria ficado aborrecido ao ser informado que o ex-deputado de Cerejeiras teria imprimido material de campanha também com o concorrente Expedito Júnior. Se é verdade ou não o fato é que o governador perdeu as eleições em Cerejeiras nos dois turnos.

Fôlego

O fato de a professora Raquel Donadon não poder assumir a Coordenadoria Regional de Educação no cone sul por conta de sua aposentadoria deu um fôlego a mais para o atual titular, Edson Nogueira, permanecer no cargo. Mas é apenas um fôlego a mais. Ele deverá mesmo ser substituído e o nome do futuro coordenador terá, segundo fontes palacianas, que ser de consenso dos dois parlamentares da região.

Um no cravo…

A Secretária de Estado da Educação Fátima Gaviolli teceu rasgados elogios a Vilhena por ocasião de sua vinda ao município para a inauguração de uma quadra poliesportiva no CEEJA. Disse que a cidade parece um pedaço da Europa, apesar de admitir que nunca lá estivesse. Verdade. Quem conhece Rondônia sabe que há muito tempo a cidade sobrepuja as demais do Estado pela sua beleza e seu clima. Porém…

Outro na ferradura

E sempre tem um, porém. Ela derrapou feio ao dizer que Vilhena é uma cidade segura por contas das casas com grades e que o índice de criminalidade é baixo. Já foi professora, um dia muito tempo atrás. Hoje Vilhena é uma das cidades mais violentas de Rondônia, se assemelhando e em alguns períodos até superando cidades como Ariquemes e Porto Velho. Aqui a bandidagem não respeita nada.

De volta

Prefeito por dois mandatos em Pimenteiras e de um mandato de vice, Carlos Rogério Rodrigues, o Carlinhos está de volta à cidade depois de morar em Colorado, Cerejeiras e Vilhena. Deve ser candidato a prefeito em 2016.

Facebook

A respeito de discussões generalizadas que vi esta semana pelo facebook, republico trecho de um artigo que escrevi tempos atrás para reflexão dos que fazem das redes sociais uma plataforma para insultos, brigas, acusações e insinuações. “A magia da evolução tecnológica facilitou nossa comunicação de forma interativa e instantânea, o ensino a ciência e a pesquisa. É um alento saber que continuaremos avançando nesse campo virtual que modernizou nossa vida e democratizou os meios de comunicação. É preciso, entretanto, de vez em quando olharmos para nós mesmos e lembrarmos que ao invés de gigabytes, o que nos move é um coração. No lugar de uma Home Page temos a nossa própria história de vida construída às vezes com muitas resignações e renúncias, erros e acertos. Ao invés de um web site temos a nossa moral que precisa ser respeitada porque ela é o nosso cartão de visita. A despeito de qualquer paixão que nos mova nada nos dá o direito de violar a honra alheia. Mesmo que o Facebook, o Orkut, os Blogs e outras modernas ferramentas de comunicação nos garanta a falsa sensação do anonimato, principalmente porque sabemos, nunca poderemos esconder de nós mesmos”.

Campeões

Coisas que nos deixam orgulhosos e que é fruto de professores de educação física abnegados que se dedicam e não desistem de seus alunos. Alunas vilhenenses foram campeãs brasileiras de voleibol na categoria infantil, disputando o certame em Londrina-PR. E os meninos foram campeões nacionais disputando o título em João Pessoa no voleibol juvenil.

Estacionamento

Ao contrário de muita gente, não achei assim tão estapafúrdia a ideia de implantar estacionamento para motocicletas em determinados trechos da Avenida Major Amarante, desde que o projeto não seja tão invasivo no canteiro central. Mas, ele tem que ser debatido em audiência pública com o principal interessado que é a população. Afinal os projetos urbanos modernos privilegiam o transeunte e não os veículos. Para evitar desgaste com a sociedade o executivo poderia redirecionar a ideia de estacionamento para as transversais ou até mesmo nas duas paralelas – Capitão Castro e principalmente a Marechal Rondon que tem espaço de sobra.

Guarda Municipal

O prefeito Rover deve recuar da ideia de criar uma guarda municipal em Vilhena com forma de combater a criminalidade. A bandidagem está assaltando até agentes penitenciários e vai se esperar que ela vá se dobrar para guardas desarmados?

Arremate

Ao sugerir que os comerciantes se armem para enfrentar a criminalidade o prefeito desconsiderou pontos importantes, além dos ilegais. É possível entender que ele se veja acossado para tentar resolver um problema que, aliás, nem dele é, mas do governo do Estado, porém, o fator surpresa é sempre dos facínoras e não de quem está trabalhando em seu comércio. O que ele deve continuar fazendo, posto que tenha feito isso, é cobrar do governo uma estruturação da Polícia Civil, aparelhamento dos policiais militares e efetivo para dar conta de enfrentar os criminosos. Segurança Pública é obrigação do Estado.

 

Texto: Vitor Paniagua

Foto: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO