O governador e seu vice durante campanha eleitoral
O governador e seu vice durante campanha eleitoral

O Tribunal regional Eleitoral de Rondônia acaba de cassar o mandato do governador Confúcio Moura (PMDB) e de seu vice, Daniel Pereira (PSB).

O julgamento do governador Confúcio Moura (PMDB) no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia recomeçou nesta quinta-feira, 5. Confúcio responde por abuso de poder econômico porque seu partido distribuiu comida e guloseimas para os participantes da convenção peemedebista que referendou sua candidatura à reeleição. Por quatro votos a três, a corte decidiu cassar o mandato de Confúcio e Daniel.

Pela cassação votaram os juízes Delso Xavier,  Dimis Bragas (federal),  Jorge Gurgel e o desembargador Péricles Moreira Chagas, presidente do TRE. Coube a ele desempatar o resultado.  Pela rejeição da representação eleitoral votaram o desembargador Roosevelt Queiroz Costa e os juízes Juacy Loura e Antônio Robles. Mas eles foram voto vencido. Cabe recurso.

CONVENÇÃO TEVE DISTRIBUIÇÃO DE COMIDA, BEBIDAS E ATÉ SORVETE

A distribuição de comida e bebida em convenção partidária é caracterizada como abuso de poder econômico pela legislação eleitoral.

Quem esteve na convenção do PMDB, durante a qual o governador Confúcio Moura teve  a candidatura homologada para disputar a reeleição  pode fartar-se de tanto comer e beber por conta do partido, que promoveu a distribuição de comida, bebidas , sorvetes e picolés, em flagrante desrespeito à legislação eleitoral.

Um dirigente peemedebista que pediu para não ser identificado disse à reportagem que a comida destinava-se às pessoas que foram trazidas em caravana do interior do Estado, mas o que se observou no local é que a distribuição foi feita de forma indiscriminada, com centenas de pessoas nas filas para receber, além da comida, as guloseimas.

A distribuição de comida e bebida em larga escala durante convenção partidária é caracterizada como abuso de poder econômico pela legislação eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral entende que a distribuição de comida e bebida em larga escala cria uma relação de simpatia com o eleitorado que acaba estabelecendo com o doador da benesse estreita relação de cumplicidade, evidenciando a potencialidade lesiva do ato, que deve ser reprimido.

Convenção de Confúcio teve distribuição de comida, bebidas e até sorvete, em flagrante desrespeito à legislação eleitoral
Convenção de Confúcio teve distribuição de comida, bebidas e até sorvete, em flagrante desrespeito à legislação eleitoral

sorvete3

sorvete4

Texto: Tudo Rondônia

Fotos: Divulgação / Folha Rondoniense

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO