Josemario Secco, presidente da entidade empresarial, recebeu a homenagem do Coronel Prettz
Josemario Secco, presidente da entidade empresarial, recebeu a homenagem do Coronel Prettz

O Dia de Tiradentes, patrono das polícias militares do Brasil, foi comemorado em Vilhena na quinta-feira, 23.

Em cerimônia realizada na Avenida Major Amarante, em frente ao pelotão da Polícia de Trânsito, os policiais do 3° BPM (Batalhão de Polícia Militar), homenagearam seu patrono com formações militares e desfile.

Na ocasião, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Vilhena (ACIV), Josemário Secco, foi condecorado com a Medalha do Mérito Governador Jorge Teixeira de Oliveira, Coronel da Arma de Artilharia do Exército Brasileiro.

Jorge Teixeira (Teixeirão, como era conhecido), obteve sucesso na empreitada de transformar Rondônia em estado, sendo o último Governador do antigo Território Federal de Rondônia e o primeiro governador do novo estado.

A medalha foi entregue a Josemário pelo Comandante Geral da Polícia Militar de Rondônia, Coronel Prettz, pelos relevantes serviços em prol da segurança pública do Estado de Rondônia. “Essa medalha destaca o importante papel que a ACIV desempenha na cidade de Vilhena em conjunto com a Polícia Militar e o apoio que a associação tem dado na área de segurança pública, sempre atuante em prol da segurança do município”, destacou Prettz.

Por iniciativa da Policia Militar e da ACIV, Vilhena foi a primeira cidade do interior do Estado a ter um sistema de videomonitoramento urbano. Com apoio dos cooperados do Sicoob Credisul e da prefeitura de Vilhena o sistema de videomonitoramento foi instalado em tempo recorde e desde Julho de 2013 tem ajudado a diminuir os índices de criminalidade no município. A ACIV foi a responsável pela captação dos recursos junto à comunidade e também pela implantação do projeto que ao final de sua implantação terá 20 câmeras de monitoramento.

Além de implantar o sistema em tempo recorde, merece destaque também a economia alcançada com a compra dos equipamentos que foi feita diretamente pela ACIV. Essa parceria entre uma entidade sem fins lucrativos que representa o setor produtivo (a ACIV) e poder público estadual (Polícia Militar) e municipal (Prefeitura de Vilhena) possibilitou a implantação de um modelo jurídico que viabilizou a aquisição do sistema de vídeo monitoramento com custos reduzidos e produtos de qualidade com tecnologia de ponta mantendo a propriedade dos mesmos, conveniando-os junto ao poder publico. “Com esse novo método de gerir um serviço ao bem público inovamos a forma de se pensar as ações ao bem da coletividade”, disse Josemário.

Com isso, as prefeituras de outros municípios do estado passaram a visitar a ACIV para conhecerem o projeto, pelo qual a ACIV disponibilizou tempo, espaço e pessoal, que junto com o Comando da Polícia Militar passaram a explanar o projeto piloto. Atualmente frente ao empenho da ACIV junto com o Comando da Policia Militar de Vilhena o projeto está sendo implantado  em seis municípios.

Assim, a medalha do Mérito Governador Jorge Teixeira de Oliveira ressalta a importância da ACIV no contexto regional e vem se juntar a outros importantes títulos de reconhecimento recebidos ao longo dos últimos 9 anos. “Em 2006 recebemos o título de Associação Referência da Região Norte e no ano seguinte o título de Associação Referência Norte e Centro-Oeste. Já em 2010 recebemos o título de utilidade pública concedido pela Prefeitura de Vilhena e referendado pela Câmara de Vereadores. Títulos estes que testificam o trabalho da ACIV em prol do empresariado e da comunidade local”, destaca o presidente da ACIV.

Texto e Foto: Assessoria

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO