CAPA-DIVINOA cidade de Pimenteiras recebeu centenas de fiéis que estão participando da tradicional festa do Divino Espírito Santo.

A festa começou no último domingo de Páscoa, dia 5, com o “Batelão do Divino” largando da localidade de Porto Rolim (Rolim de Moura do Guaporé) no Rio Mequéns, rumo à cidade de Pimenteiras D’Oeste.

Com 121 anos de comemoração, a festa será comemorada com procissão e missas no calendário da programação religiosa que deve encerrar no domingo, 24.

No primeiro dia de festa, às 16h00, começou a procissão até a igreja, com a ministração do pároco padre José Elio e padre Henrique. Às 19h00 realizou a Santa Missa.

Dia 20, às 19h00, será a missa com o padre Marcelo de Corumbiara. Dia 21, missa com o padre Manoel de Cabixi. Dia 22, missa com o padre Willian de Colorado.

No dia 23, procissão do mastro com o padre Edmilson, acompanhando as atividades da Romaria do Divino. E encerrando a festa, no dia 24, missa presidida pelo bispo Dom Benedito e padres do Cone Sul. A festa ainda terá programação social do dia 20 a 23 no salão Paula Ribeiro.

A Festa do Divino Espírito Santo no Rio Guaporé é o segundo festejo religioso mais antigo da Amazônia, superado apenas pelo Círio de Nazaré, em Belém do Pará. Ao contrário de similares que acontecem em vários estados brasileiros, no Guaporé não existe cavalhada ou luta entre “mouros” e “cristãos”, sendo o deslocamento feito todo por via fluvial.btelaodivino

Texto: Hoje Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO