índiosRenato Coutinho, fiscal do Ministério do Trabalho em Vilhena, visitou a redação do Extra de Rondônia na manhã desta terça-feira, 26, e relatou sua indignação contra a barreira imposta por índios da etnia Nambikwara acerca de 30 quilômetros da cidade de Comodoro no Estado do Mato Grosso, que estão há varias semanas cobrando pedágio dos usuários da BR-174.

Segundo Renato, o que os indígenas estão fazendo é extorsão. Ele passou no local na última terça-feira, 19. “quando vi aquela fila de caminhões e carros, e cerca de 200 índios pintados para guerra, me assustei, temi pela vida de minha família, o clima lá é tenso.” Enfatizou Coutinho.

Renato disse que passou ao lado da fila de caminhões e conseguiu furar o bloqueio, mas foi ameaçado com pedras, pedaços de paus, foice, facão e flechas.

Quando chegou no Posto da Polícia Rodoviária Federal em Vilhena, registrou Boletim de Ocorrência contra os índios. E encaminhou uma cópia da ocorrência para o Ministério Público Federal (MPF).

índios-2

Texto: Extra de Rondônia

Fotos: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO