ivanir-aguiar-221A Secretaria de Obras, apesar dos vários problemas começou a mostrar para o que veio. O problema da coleta do lixo, já está sanado e as residências já podem respirar mais aliviadas. Falta muito ainda, entretanto, pelo cartão de visitas, o Secretário, mostra que está com vontade de trabalhar. A limpeza na Avenida Celso Mazzuti também está sendo feita a toque de caixa. Quem passa pela BR-364, no perímetro urbano, pode constatar que homens e máquinas estão ali durante todo o dia com chuva ou não, procedendo à limpeza e capina do mato que já estava a mais de 2 metros de altura. Cidade limpa é cidade civilizada. Tenho dito.

As áreas verdes, também já estão tendo um tratamento especial, a própria comunidade está colaborando, não deixando que continue a serem focos de bichos peçonhentos, mosquitos e outros detritos, além do mato que infestam os locais.

Um lembrete: A comunidade deveria também colaborar. Não cortem árvores e não deposite em frente as suas casas. Isso não é trabalho da municipalidade. Vamos todos juntos manter uma participação mais efetiva com a Prefeitura.

IMPRENSA O ano de 2014 para a imprensa de Vilhena, não foi dos piores. Aconteceram fatos dignos de nota e os veículos de comunicação local investiram bastante no mercado.

Na área escrita, alguns jornais aprimoraram a periodicidade e estão vindo a público com matérias dignas de crédito, o que nos dá certa dimensão de que a direção das empresas acredita no mercado. A conscientização dos lojistas da necessidade de colocarem suas propagandas para o público é de grande importância para a sobrevivência das empresas de comunicação. O Correio de Notícias que ocupou o seu lugar de destaque na imprensa não só de Vilhena como de todo o Estado de Rondônia também está a cada dia procurando melhorar sua feição gráfica e jornalística com matérias atuais, sem ufanismo procurando mostrar o lado da informação. Muitas vezes questionados, sobretudo, por pessoas que não querem a isenção da imprensa. De qualquer forma, o trabalho do jornalista continua sendo este. Mostrar os fatos sem deturpação, para que a sociedade de um modo em geral acredite no que está escrito e não subestime os profissionais em seu ofício. O respaldo e a credibilidade vêm com o passar do tempo, O leitor sabe o que é certo e o que não é, portanto, mostrar o fato na sua essência é primordial. Incluindo ainda o jornal Folha do Sul, Jornal Extra de Rondônia, (abro um parêntese para  afirmar que depois de passar para a mídia eletrônica  tomou uma grande fatia do mercado, tendo em vista a rapidez da noticia, como também do jornalismo, através da mídia) e alguns outros periódicos que aparecem nas bancas procuram seguir a mesma linha editorial. No jornalismo radiofônico, vamos encontrar a Rádio Planalto que, sem dúvida, se destaca pela sua variada programação, além, é claro, da sua direção que sempre está procurando inovar com a participação da população. A Rádio Vilhena, uma das mais antigas da região, também procura seguir os passos, levando suas notícias sempre no tempo certo e com exclusividade, cumprindo assim, seu papel como órgão de comunicação a serviço do município afora diariamente.

Enfim, em um apanhado geral, a imprensa vilhenense está conseguindo seu prestígio a cada dia que passa, não somente na cidade, como também em todo o Estado, o que leva a crer que todos estão no caminho certo. É oportuno dizer que, para que a comunidade tenha melhores condições de informação é necessário que o próprio mercado comercial, industrial e setor de serviços, sejam parceiros. É assim que os veículos de informação sobrevivem. Não é dinheiro público que fará com que a imprensa se desenvolva e se modernize sempre. Temos a nossa parcela de contribuição, desde a compra do jornal até a inserção de uma publicidade em algum site. “É BOM DESTACAR QUE PROPAGANDA NÃO É DESPESA E SIM INVESTIMENTO” para o comércio e indústria, é como matéria prima que faz girar o retorno do investimento.

Ivanir Aguiar é Jornalista e membro da Academia Vilhenense de Letras

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO