caetano-netoA Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. Todos sabem. A partir dessa data, o Brasil deixou de ser colônia de Portugal. A Proclamação foi feita por D. Pedro I as margens do riacho do Ipiranga em São Paulo, contudo, poucos sabem as reais e importantes razões.

As razões tinham por várias causas: Além da vontade da grande parte da elite brasileira em conquistar a autonomia política, a mais gritante da época era; Desgaste do sistema de controle econômico local. Corrupção desenfreada e falta de comando local(não tinha quem mandava, a ordem era de apenas que cumprir). Altos impostos cobrados por Portugal. Várias outra foram as razões, entretanto, essas foram as mais destacadas à época.

Sem querer parafrasear, de 1822 como em 2015, quase nada difere. Vilhena, que não é colônia mas  vive seu maior e mais profundo desgaste moral e ético. É gritante o desfalque no seu sistema de controle econômico municipal. As contas públicas estão em frangalhos, o desajuste vai exigir do próximo governante municipal mão de ferro para evitar a falência financeira do município. A corrupção parece tomar conta de quase todos os setores da Administração Pública Municipal.  Ao que tudo indica, não tem comando, cada um faz como quer e como deseja. Dá prá contar nos dedos quem não rouba lá pelas bandas do Paço Municipal.

A despeito de tudo isto, comemorar 7 de setembro é  externar o orgulho brasileiro da liberdade. É dizer para o mais pequenino cidadão da cidade, ao estudante que ainda mal consegue ler, aos jovens a devida importância para nunca esquecer, e ainda, relembrar aos mais velhos que liberdade, libertação, gritar contra os opressores, malfeitores do país, os que querem usurpar do poder sobre as pessoas, estão fadados a serem expulsos de nossa  vida. Assim como foi Portugal.

Os diretores(as) das escolas municipais e estaduais, o comércio, a indústria, a família, nunca ouve por necessitar de quem que que seja para ir às ruas, seja de uniforme, seja por desfile organizado para enaltecer a nossa INDEPENDÊNCIA.

Vilhena vai desfilar no dia 7, seja com uma bandeira do país na sua janela, no seu carro, na sua porta, seja por uma tira verde e amarela nos braços, ou mesmo, tire do guarda roupa sua roupa verde, azul e ou amarela e desfile na casa dos amigos, dos parentes, na cidade, ou melhor, mande fazer um adesivo com o dizeres; “Vilhena é Independência ou morte“.

A hora é agora, responda que a corrupção, os desmandos, a desfaçatez, a falta de ética de moral  não fará parte de Vilhena e não vai ofuscar nem tirar a importância da nossa INDEPENDÊNCIA.

Com você ou sem você, hipócrita corrupto, bandido, desleal com seu povo, somos muito  mais. Nós vamos comemorar a INDEPENDÊNCIA. Vamos sim,  registrar no dia 7 a independência de sua ordem. Já, tu, como ser insignificante, certamente vais comemorar sua dependência nos  corredores carcerários.

Feliz 7 de Setembro Vilhena.

Caetano Neto

Advogado e presidente da Associação de Defesa dos Direitos da Cidadania em Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO