Carne-moidaProjeto de Lei neste sentido foi aprovado nesta semana na Câmara Municipal de Vilhena.

Em sessão extraordinária, os vereadores aprovaram, por unanimidade, a proibição de comercialização de carne previamente moída no município.

O vereador José Garcia (DEM), autor do Projeto, explicou que, com essa prática, fica praticamente impossível o consumidor saber qual a procedência e quais são as partes da carne do animal foram moídas. “O que ocorre, em muitos casos, é que parte do animal não serviriam para o consumo, como gorduras, nervos, peles e outros componentes, mas estão sendo adicionados junto à carne antes de moer”, frisou o parlamentar.

De acordo o vereador, outro problema é a má conservação da carne, que alguns casos é deixada em pequenas embalagens nos supermercados e, em outros mais graves, é exposta em grandes bandejas nos açougues, sem data de validade, pouca refrigeração e sem o mínimo de higiene que a legislação vigente exige. “Aliás, não há nenhuma lei federal que regulamente ou proíba a venda de carne pré-moída”, frisou.

Conforme o Projeto de Lei aprovado pelo Legislativo, carnes industrializadas não se enquadram na propositura, tais como hambúrgueres, almôndegas, empanados, kibes e outros produtos que a vigilância sanitária já desenvolve um controle de qualidade e higiene.

Com relação a sanções, o estabelecimento que infringir receberá multa de dois salários mínimos. Em caso de reincidência, a multa será duplicada.

Agora o Executivo tem prazo regimental de 10 dias, a partir do recebimento do Ofício enviado pela Câmara, para sancionar e a nova Lei passar a vigorar no município.

 

Texto: Extra de Rondônia

Foto: Ilustrativa

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO