intercâmbio produtores luizinhoSetenta e quatro pequenos produtores rurais de Alvorada do Oeste estiveram em Vilhena na quinta e sexta-feira (26 e 27) participando de um intercâmbio entre produtores rurais promovidos pelo deputado Luizinho Goebel (PV) e a prefeitura de Alvorada do Oeste através do prefeito Ranieri Fabris (PP) e a Secretaria de Agricultura daquele município. O grupo participou de palestras em indústrias, em dia de campo, visitaram produções de floretas plantadas e de hortifruticulturas, viveiros de mudas, entre outros setores produtivos.

A agenda teve início na tarde de quinta-feira quando o grupo de produtores participou de uma palestra na indústria Rical sobre o processo produtivo do arroz, as peculiaridades de sua cultura e o processo industrial do alimento. Em seguida visitaram a Chácara Zonta que além de produzir verduras e legumes também investe na produção de Gérberas e Rosas. Na Horticultura Vitória eles conheceram o processo de produção de hortifrutigranjeiros e encerraram o primeiro dia de intercâmbio conhecendo a criação de pescado no Pesque e Pague do Roque.

Na manhã de sexta-feira os pequenos produtores visitaram o Reflorestamento Mirian onde está a maior floresta plantada do Estado com a produção seletiva de Pinus e Eucaliptos.  Também participaram de palestra sobre o controle de doenças em olerículas através do processo de enxertia, evento promovido pela Emater-RO e que contou com a participação do Secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani. Em seguida conheceram o processo produtivo de mudas de Pinus e Eucalipto no Viveiro Vale Verde Florestal. Encerraram o intercâmbio na tarde de Sexta-feira conhecendo o processo de confinamento de gado no confinamento Bagatolli.

“Nossa vinda à Vilhena para conhecer o setor produtivo foi bastante importante. Nossa realidade em Alvorada é diferente daqui mas percebemos que podemos aproveitar de muitas coisas que vimos e aprendemos aqui para melhorar nossa cultura agrícola”, disse o produtor e vereador Paulão da 90 (PV). Também participaram dos eventos os vereadores Jonacir Casteluber (PP) e Beto do Taxi (PP), além do prefeito Ranieri e da Secretária Municipal de Agricultura de Alvorada, Juliana Cândido.

Falando em nome dos produtores ela exaltou a iniciativa do deputado Luizinho acrescentando que os produtores voltarão para Alvorada com mais conhecimentos sobre várias culturas do setor produtivo e com nova visão do setor. Defensor da agricultura como a grande indústria de geração de mão de obra e renda em Rondônia, o deputado Luizinho pontuou que tão importante quanto aplicar o conhecimento que receberam durante o intercâmbio é repassá-lo para os filhos para que eles possam perpetuar a riqueza na área rural mantendo o ciclo produtivo no campo. “Vocês aprenderam nesses dois dias como se produz mais e melhor em pequenas áreas de terra sem necessitar ampliar a área a ser cultivada, aplicando corretamente as técnicas ensinadas e envolvendo a família nesse processo produtivo”, encerrou.

intercâmbio produtores.jpg2

Autor e foto: Assessoria

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO