capaPromovendo a cidadania e cumprindo seu papel social ao contribuir com a formação educacional da comunidade, a Escola do Legislativo (EL) da Assembleia Legislativa de Rondônia capacitou 6.089 alunos em diversos cursos promovidos este ano.

De acordo com informações EL, foram oferecidos 157 cursos entre oficinas, palestras e workshops, de várias áreas de conhecimento, em 12 municípios de Rondônia, entre eles Porto Velho, Guajará-Mirim, Vilhena. Os cursos tiveram como público alvo servidores da Assembleia Legislativa, servidores das Câmaras Municipais e a comunidade em geral.

Entre os cursos oferecidos pela EL, se destacam alguns profissionalizantes como os de Técnicas em Secretariado, Informática Básica, Ética e Cidadania, Introdução a Libras, Direito do Trabalhador, Teoria e Prática do Arquivo Público e Assessoria Parlamentar, Técnicas de Vendas, entre outros.

De acordo com a diretora da escola, a professora Rose Sena, a EL é uma instituição da Assembleia Legislativa destinada a capacitar servidores, mas que também atende à comunidade oferecendo às pessoas cursos de capacitação nas mais variadas áreas gratuitamente. Rose ressaltou que este foi um ano bastante produtivo, pois a escola pode oferecer cursos gratuitos a comunidade.
O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP), que salientou que na EL profissionais tiveram a oportunidade de se qualificar para desempenhar suas funções com mais eficiência. “Este é o trabalho social do Poder Legislativo. Neste ano diversos parlamentares me procuraram para aplicar cursos fechados de capacitação para os funcionários de seus gabinetes o que é muito proveitoso para o bom andamento da atividade parlamentar”, destacou o deputado que tem se empenhado para que os cursos sejam oferecidos nos municípios do interior de Rondônia.

Um exemplo foram os cursos realizados em Vilhena com apoio da deputada estadual Rosangela Donadon (PMDB). “A consolidação da Escola do Legislativo é um esforço de muitos meses de trabalho. Temos a certeza que a população só tem a ganhar com esses cursos”, afirma a deputada.

Já o deputado Ezequiel Junior (PSDC), disse que a realização dos cursos em Machadinho do Oeste Machadinho é um marco na história do município. “Por anos e anos a população esperou por essa oportunidade, em ter uma ação itinerante da Escola do Legislativo aqui, no posto de representante dos moradores dessa cidade, asseguro que essa é uma oportunidade ímpar para os munícipes”, frisou Ezequiel Junior.

O presidente Maurão de Carvalho destacou que para o Poder Legislativo o resultado positivo dos cursos é extremamente gratificante, tendo em vista que contribuiu com o crescimento profissional de tantas pessoas.

O comunicador social Flávio Godoi conta que teve a oportunidade de fazer “Exercício da Função Pública: Qualidade, Eficiência e Responsabilidade” e disse que a experiência foi gratificante, pois, adquiriu conhecimentos sobre responsabilidade fiscal e o compromisso ético na gestão pública. “Acredito que todas as pessoas que trabalham no serviço público deveriam ter a oportunidade de fazer cursos de qualificação para atender a comunidade de forma eficiente”, opinou Flávio.
Para o estudante Divino de Amorim a oportunidade de participar dos cursos da Escola Legislativa em Vilhena foi importante para o crescimento educacional. “Os cursos que participei foram ministrados por profissionais capacitados isso facilitou o aprendizado”, disse Divino.
Segundo o deputado Maurão de Carvalho, a meta é continuar oferecendo cursos em 2016 para Porto Velho e os demais municípios do Estado, apostando na educação como prática permanente de transformação social, avançando com uma dinâmica de prestação de serviço à sociedade rondoniense.

“A Escola do Legislativo de Rondônia têm ajudando na preparação da população para o exercício pleno da cidadania, queremos que esse trabalho continue isso é um compromisso dos deputados estaduais que querem continuar contribuindo para o desenvolvimento do Estado. Para o ano de 2016 vamos procurar fazer mais, pois nossos rondonienses precisam e querem qualificação”, finalizou o deputado Maurão de Carvalho.

cursos (1)cursos (5)cursos (6)cursos (7)

Texto: Andréia Machado
Fotos: Divulgação

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO