projeto escolaA escola estadual Colina Verde vai realizar neste sábado, 30, “A Festa dos Cacaieiros” que tem como objetivo relembrar o processo de colonização do município e também homenagear os pioneiros da região.

A festa que já é tradição contará com apresentações culturais e homenagens aos primeiros colonizadores da região do Rio Corumbiara onde atualmente está localizada a escola Colina Verde, no pequeno distrito de Rondolândia, em Corumbiara.

Segundo a diretora da escola Colina Verde, Lucimara Marques Medanha, a festa está sendo organizada graças ao empenho dos professores, funcionários e alunos da escola. De acordo com a organização, as atividades serão realizadas a partir das 18h30min.

“Muitos dos alunos da escola são descendentes destes heróis que ajudaram a construir a história do munícipio, por isso fazem questão de manter suas origens e homenagens aos seus pais, avós e mesmo bisavós”, explicou a diretora.

HISTÓRIA RONDOLÂNDIA

O distrito de Rondolândia, em Corumbiara, surgiu na década de 80, quando foram abertas as primeiras linhas para o assentamento de famílias oriundas de todas as partes do Brasil, que vinham para a região em busca da conquista da terra e de novas oportunidades.

Os cacaieiros eram, na verdade, os primeiros sitiantes que se deslocavam a pé da “Vila 21”, hoje Colorado do Oeste, pelo meio do mato, percorrendo picadões feitos à foice e facão. Esses guerreiros desbravadores carregavam nas costas todos os mantimentos que necessitavam para passar semanas ou meses no mato abrindo suas propriedades recebidas do INCRA.

Essas cargas organizadas em forma de “cacaio” chegavam a pesar 60 kg e eram carregadas por até 100 km de distância em dois ou três dias de caminhada mata adentro.

Texto: Extra de Rondônia

Foto: Divulgação

 

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO