olimpoliticasO PV deve anunciar nas próximas horas o empresário Edson Tsuru, o “Japonês da Granja” como pré-candidato a prefeito de Vilhena. Cercada de mistério, a escolha contou com participação decisiva do deputado Luizinho Goebel.

Caso se confirme a candidatura, a campanha eleitoral para o Executivo promete se transformar numa espécie de brincadeira muito comum nas antigas gincanas: a corrida do ovo na colher – alguém se lembra?

Isso porque o “Japonês da Granja” deverá ter como principal oponente um candidato do clã Donadon, cujo patriarca Melki Donadon há alguns anos vem se dedicando a criação de galinhas poedeiras através de uma empresa.

Com o anúncio eminente, fica razoável supor que o deputado “Polaquinho”, pré-candidato dos sonhos de muita gente, está definitivamente fora da sucessão municipal. Pelo menos por enquanto.

Por outro lado, outros cotados permanecem firmes na pretensão de ser o próximo prefeito de Vilhena. Caso, por exemplo, da advogada Vera Paixão, que recentemente deixou o ninho dos tucanos para engrossar fileiras com o PSC do vice-prefeito Jacier Dias.

Quem também está com pré-candidatura mantida é o advogado e presidente da ACIV Josemário Secco, recém-filiado ao PDT.

Para complementar alguma das chapas que vão disputar Executivo vilhenense é quase certa a presença do contabilista e produtor rural Darci Cerutti (DEM), que vem sendo sondado por vários pretendentes. Menos, é claro, pelo arquirrival da Associação Comercial.

A presidente da Câmara Municipal de Colorado do Oeste, Marilei Novaki Lima faz o que pode para postergar inserção de pedido de investigação contra ela mesma na pauta do Legislativo do Município. No entanto, não tem poder para barrar averiguações do Ministério Público acerca de supostas irregularidades na contratação de serviços de manutenção de rede elétrica da sede da instituição que comanda, as quais prosseguem a todo vapor.

Já em Corumbiara é o presidente Wilmar José Cardoso, o “Bagunça”, que está na berlinda. Suspeita-se que ele andou “bagunçando” um processo da Casa de Leis para favorecer o prefeito Deocleciano Ferreira.

Comenta-se à boca miúda que desconsolado por problema de ordem pessoal um prefeito do Cone Sul teria tentado tirar a própria vida. A mesma autoridade também pode ter cogitado renunciar ao mandato em virtude de problemas na administração.

Quem está encalacrado com situações suspeitas de negócios entre o Poder Público e a iniciativa privada pode ir colocando as barbas de molho. Em virtude da participação que terá no esquema de segurança para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, a Polícia Federal pretende antecipar várias ações programadas para este ano. Parece que vai faltar vaga em cadeia pelo país afora.

O ex-deputado federal Natan Donadon já está trabalhando em Vilhena após ser transferido de Brasília. Natan dá expediente no escritório do advogado César Stefanes prestando assessoria a clientela do causídico.

Pesquisa do Instituto Phoenix, empresa de Porto Velho, acerca da tendência atual quadro eleitoral vilhenense confirmou parte do que se ouve pela cidade, pelo menos na disputa ao Executivo. Rosani Donadon (PMDB) ponteou a sondagem, com 40,1%, seguida de Luizinho Goebel (17,5%).

Depois vieram Vera Paixão (10,0%), Aparecido Caputi, do PSB (7,0%), Padre Flávio, do PSD (5,5%), Valdir Arruda, do PROS (2,6%), Ademar Bueno, do PTdoB (2,6%), e Julinho da Rádio, do PSOL (2,6%).

A surpresa foi não terem despontado na sondagem adesões a pré-candidatura da vereadora Maria José da Farmácia (PSDB).

Para a corrida às cadeiras do Legislativo quem ficou em primeiro lugar foi Josué Donadon, seguido por Vanderlei Graebin, Carmozino Alves, Maria José da Farmácia e Junior Donadon. Também ficaram bem posicionados os nomes de Caetano Neto, Natal Jacob, José Garcia, Cabo João – vejam só-, e Célio Batista.

Os citados acima foram os primeiros dez colocados. Mas, como na próxima legislatura haverá treze cadeiras em disputa, o trio complementar que formaria o Plenário na visão desta pesquisa seria composto por Israel Zigue, Vera Lúcia da Farmácia e Julinho da Rádio.

Ou seja, dos atuais vereadores Marcos Cabeludo, Jairo Peixoto, Marta Moreira e Professora Valdete estariam fora da Câmara caso tal resultado se confirmasse nas urnas. Sinal amarelo para o quarteto.

 

Fonte: Extra de Rondônia

Foto: Ilustração

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO