Confúcio e Daniel: longe da saúde de Vilhena
Confúcio e Daniel: longe da saúde de Vilhena

O governador Confúcio Moura (PMDB) e seu vice, Daniel Pereira (PSB), são considerados, em parte, responsáveis pelo caos do setor de saúde pública em Vilhena.

Mais especificamente, Confúcio e Daniel são questionados pela pouca atenção ao Hospital Regional de Vilhena, que atende pacientes de Rondônia e do Norte do Mato Grosso.

Na sessão ordinária desta terça-feira, 3, vereadores  “bombardearam” a dupla política. Eles entendem que o prefeito Zé Rover (PP) é o principal responsável pelo setor, mas o Governo do Estado também está envolvido porque a unidade de saúde atende pacientes de outros municípios.

A chuva de críticas contra Confúcio e Daniel foi iniciada pelo vereador Célio Batista (PP), que usou a tribuna da Casa de Leis para questionar a visita de representantes estaduais de saúde à Vilhena, liderada pelo secretário estadual adjunto de saúde, Luiz Eduardo Maiorquin, e o deputado estadual Neidson de Barros Soares, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (ALE).

Para o vereador, “o governo está empurrando com a barriga” um caso tão importante como é a saúde pública. “A reunião dessa comissão foi uma decepção”, cutucou.

A vereadora Maria José da Farmácia (PSDB) disse que há muito tempo presencia a calamidade na saúde pública de Vilhena e questionou a profissão de médico do governador. “Ele é médico, mas não sabe o que acontece no seu Estado, sua casa. Para Confúcio, estamos no país das maravilhas. Queremos que o Estado assuma sua responsabilidade. A nossa saúde está falida. Além do governador ser médico, o vice, Daniel, é de nossa região. Ele só conversa e disso nós estamos cheios. Aliás, o governador nunca pisou, não conhece o Hospital Regional. Como diria Boris Casoy: isto é uma vergonha”, desabafou.

Maria José foi mais além ao dizer que os animais são melhores tratados que os seres humanos no setor de saúde. “Lamentamos isso do governo do Estado”, ponderou.

O presidente do Legislativo, Junior Donadon (PSD), concordou com seus colegas de parlamento, ao dizer que Confúcio sumiu após as eleições. “Cadê o senhor governador para apoiar o setor de saúde?”, questionou.

Por sua vez, o vereador Vanderlei Graebin (PSC) disse que, de tanta conversa, o vice-governador está parecendo Paulo Maluf (ex-governador de São e hoje deputado federal acusado de corrupção) que “não sabe de nada” quando é questionado de alguma coisa. Maria José completou: “Ele só sabe o que lhe interessa. Só aparece na época eleitoral”.

Concluindo, a vereadora Marta Moreira (PSC) sugeriu, com apoio de todos os vereadores, a realização de audiência pública, reunindo todos os prefeitos, vereadores do Cone Sul e deputado estaduais, para articular uma forma de melhorar o setor de saúde. “Somos conscientes que temos que levar o Governador Confúcio Moura pra dentro do Hospital Regional. Só assim para ele conhecer a real situação da unidade de saúde”, concluiu.

 

Texto: Extra de Rondônia

Foto/montagem: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO