confusoNo lançamento do Movimento “Rondônia pela Educação”, nessa segunda-feira, 23, o governador Confúcio Moura fez um apelo para que “comerciantes, empresários e fazendeiros” adotem um estudante, um jovem que necessite de apoio na educação.

Ele fez referência à evasão escolar, especialmente no Ensino Médio, o que pode ser revertido com o compromisso, não apenas do governo, mas da sociedade, para evitar que a marginalidade entre na vida do aluno que, desmotivado, acaba deixando a escola.

“Chamem um menino, um jovem para trabalhar na sua empresa. Adote e acompanhe ele na escola”, disse o governador Confúcio, após declarar que os jovens estudantes hoje ocupam as escolas no Rio de Janeiro, São Paulo e em outros lugares porque estão querendo escola melhor, estão com raiva de escola ruim. “Eles querem merenda melhor, aula de qualidade; querem passar no vestibular”, disse.

Para o governador Confúcio Moura, o investimento do empresário na educação é também prevenção na segurança pública. “É investir em algo que vai na contramão da violência. O empresário estará protegendo a sua empresa. É a garantia do seu negócio e da sua família”, considerou.

Confúcio Moura disse também que fazer educação é muito difícil. “O resultado é lento, há muita vontade que ela deslanche, aconteça rápido, mas existem forças próprias da cultura educacional das escolas que não permitem que o pensamento do governador entre na escola e faça a grande transformação”, lamentou.

O “modelo burocrático” das escolas brasileiras, na avaliação de Confúcio Moura, produz velocidade menor do necessário para se avançar na educação. “Por isso é importante as parcerias vivas e as forças existentes na sociedade para se fazer a mudança no País”.

A Escola Estadual João Bento da Costa foi elogiada pelo governador por sua conduta “revolucionária”, o que permitiu a aprovação de centenas de estudantes no vestibular.

 

Texto e foto: Assessoria

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO