eco 1Mais uma etapa da construção da estrutura da área de preservação ambiental que está sendo implantada à margem da BR 174, ao lado do IFRO, foi vencida esta semana, em Vilhena.

A instalação de uma roda d’água no tio Barão de Melgaço, do lado oposto da rodovia com relação ao parque, foi concluída com sucesso, e o fornecimento de água para a lagoa e irrigação da área verde está concluída.

O aparato instalado para captação de água é simples, mas funcional. Melhor ainda, funciona sem necessidade de fonte de energia externa.

O dispositivo conta com uma roda d’água que abastece um elevador com várias cubas que levam a água até um reservatório elevado. A partir dele o líquido é levado por dutos até a área do parque, “bombeado” pela força da gravidade.

A vazão é de pouco mais de um litro por segundo. A água será lançada no lago continuamente, e através de escoadores o excesso retorna para o próprio rio Barão do Melgaço, fechando o ciclo.

Com mais esta etapa concluída, agora os esforços da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos vai se dedicar a construção da pista de caminhada entre o final da Avenida Jô Sato e o IFRO.

A prefeitura já dispõe de autorização do DNIT e das licenças ambientais para executar a tarefa. De acordo com Dari de Oliveira, titular da SEMOSP, a perspectiva é que entrega da parque aos vilhenenses aconteça em novembro, no aniversário do município.

eco 2

Fonte: Extra de Rondônia

Fotos: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO