vitorio abraoDepois de vinte anos ausente de palanques eleitorais, o ex-prefeito Vitório Abrão está de volta a política na condição de candidato a vereador.

Filiado ao PSB, ele declarou ao Extra de Rondônia que não concorre ao Executivo por não dispor de tempo para exercer uma função pública em período integral, “mas acredito que tenho muito a contribuir com o desenvolvimento de Vilhena atuando como um vereador-prefeito”.

Explicando tal meta, Abrão argumenta que a experiência acumulada ao longo da vida o capacita para trabalhar no sentido de atrair indústrias para o Município, para abrir novas frentes econômicas em Vilhena. “Temos, por exemplo, o caso do pinus, que vai bem na região e pode interessar investidores a instalar aqui uma indústria de celulose.

Outro caso é mostrar a empreendedores o potencial de matéria-prima advinda do frigorífico local, que pode ser utilizada na produção de pentes, botões de roupas e geleia de mocotó”, citou.

Ele defende que o posicionamento geográfico do Município favorece iniciativas deste gênero, e tem sido mal aproveitado.

Outra vertente que pretende explorar é a captação de recursos federais e estaduais graças ao conhecimento que dispõe em Brasília, com integrantes do segundo escalão do governo, e em Porto Velho. “Vou apurar demandas da comunidade e agilizar a captação de verbas em paralelo com o trabalho de elaboração de projetos pelo Executivo, agilizando o trâmite e acelerando a concretização de empreendimentos públicos”, explica o candidato.

No Poder Legislativo Vitório mira a presidência, sempre tendo como alicerce sua experiência. “Se chegar a tal meta garanto que vou mudar a conduta do Parlamento, acabando com esse negócio de vereador ter gente indicada para ocupar cargos portariados no Executivo, fazer locação de máquinas, ou estabelecer qualquer vínculo estranha a relação que deve haver entre os Poderes.

A Câmara de Vereadores de Vilhena precisa um resgate moral para que possa atuar no mesmo nível de importância da administração municipal, sem ser subserviente”, avalia.

Sobre a campanha, Abrão disse que adotou a estratégia de fazer visitas a amigos e simpatizantes, e numa segunda fase realizará reuniões com pequenos grupos, mas em vários locais todos os dias para alcançar o maior número possível de eleitores. Ele afirma que a receptividade que vem recebendo “é muito expressiva”.

Quanto a disputa pelo Executivo, o candidato diz que Vilhena precisa ampliar seus quadros políticos para evitar a continuidade de eleições polarizadas que já se tornou tradição. “Mas, dentro desta realidade, entendo que para que o Município possa retomar o ritmo de crescimento de forma imediata a melhor alternativa é Rosani Donadon, pela experiência e conhecimento que já dispõe acerca do funcionamento da máquina pública, além de uma proposta que tem foco no planejamento futuro da cidade, como eu pensava e administrava Vilhena há 35 anos”, encerrou.

 

Autor: Extra de Rondônia

Foto: Extra de Rondônia

sicoob