ponte der em vilhenaNa última semana uma equipe da 9ª residência do Departamento de Estradas de Rodagens, Serviços Públicos e Infraestrutura de Rondônia (DER) esteve em visita a RO 496, no município de Novo Plano, onde realizaram a manutenção da ponte sobre o Rio Pimenta.

Recentemente o responsável pela residência do DER em Vilhena, Carlos Goebel, realizou a vistoria da ponte e constatou a necessidade de reparações em alguns pontos da mesma e logo que possível enviou uma equipe para o local para que o serviço pudesse ser realizado.

Na manutenção a equipe realizou a troca do dormente de rodagem da ponte e fez também a troca das pranchas, oferecendo assim maior segurança aos que ali transitam.

Com a conclusão do serviço a residência irá encaminhar um relatório à equipe de engenharia do DER em Porto Velho, solicitando um estudo técnico tendo em vista que a ponte pode apresentar novos problemas em sua estrutura.

O diretor-geral do DER, Ezequiel Neiva disse que o Departamento já eliminou mais de mil pontes velhas de madeira, com a construção de pontes de concreto, galerias de concreto e a instalação de bueiros armcos (tubos metálicos). Disse que a engenharia analisará a situação dessa ponte.

De acordo com o residente, após esse diagnóstico serão tomadas as medidas cabíveis para que a ponte não apresente nenhum perigo para aqueles que utilizam a rodovia.

A rodovia que é de responsabilidade da residência de Vilhena já recebeu patrolamento e reposição de material em alguns locais da via, assim como limpeza lateral e agora reparo da ponte. Ainda neste ano a equipe retorna ao local para recuperar os pontos críticos da via.

Além disso, a ponte na estrada conhecida como “Capim”, também sobre o Rio Pimenta, recebeu reparos da equipe da 9ª residência nesta semana, sendo que o serviço foi concluído ainda na terça-feira, 20.

Autor e foto: Nilson Nascimento

sicoob