A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado aprovou nesta quarta(21/06), o relatório do senador Valdir Raupp  ao Projeto de Lei da Câmara dos Deputados, nº 7/2017 que institui a Política Nacional de Incentivo à Produção de Cacau de Qualidade.

De acordo com o senador, o projeto tem a intenção de melhorar a qualidade do cacau brasileiro por meio de estímulo à produção, industrialização e comercialização do produto em categoria superior.

Para Rondônia  que  é um estado produtor de Cacau  e   vem se destacando no ranking nacional  competindo com  tradicionais  produtores desse fruto, essa política vai contribuir bastante com o desenvolvimento da cacauicultura do estado ressaltou o senador Raupp.  Em Rondônia, as lavouras de cacau surgiram como um complemento para a renda na agricultura familiar com um produto que tem mercado assegurado diante da qualidade do produto, disse.

No voto favorável ao projeto, o senador elogiou  como ponto importante do projeto a prioridade dada ao desenvolvimento sustentável da produção, com participação do governo e da iniciativa privada.  Além disso, Raupp frisou que o projeto também procura melhorar as condições de trabalho dos segmentos da agricultura familiar que se dedicam à cacauicultura nacional.

“Como a agricultura familiar é responsável por boa parte dos empregos existentes no meio rural do Brasil, constata-se que as medidas elencadas podem contribuir, decisivamente, para proporcionar maior dinâmica à economia do país”, argumenta o senador em  seu relatório. O projeto  de autoria do  deputado  Evair   de Melo(PV-ES) segue para votação  no  Plenário do Senado.

Autor e foto: Ribamar Rodrigues

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO