O projeto de uma passarela moderna com 184 metros de extensão no Espaço Alternativo de Porto Velho começa a sair do papel. Os oito pares de suporte de aço que configuram o início construção da passarela foram concluídos no último final de semana, e já fazem a obra ganhar corpo. A plataforma é construída num espaço fechado, mas os suportes com cerca de três metros de altura já são avistados por quem passa pelas margens da avenida Jorge Teixeira entre o Hospital de Base e o Aeroporto Governador Jorge Teixeira.

A empresa contratada pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) tem prazo até o final do ano para concluir o projeto. A passarela, conforme o diretor-geral do DER, Ezequiel Neiva, o governo de Rondônia investe quase R$ 4,5 milhões. “O governador Confúcio Moura quer inaugurar a passarela em dezembro. Não mediremos esforços para cumprir esse prazo”, afirmou o diretor.

O arquiteto Lorenzo Villar, do DER, responsável pela elaboração do projeto, disse que a passarela tem um conceito arquitetônico moderno. Citou que o engenheiro responsável pelo teleférico do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, é o mesmo que coordena o projeto realizado em Porto Velho.

O engenheiro de coordenação de projeto, da empresa responsável pela obra, destacou que a passarela tem como diferencial “ser uma escultura urbana”. Um ponto favorável ao cumprimento dos prazos, conforme o engenheiro, é que a ponte e de estrutura metálica, o que possibilita o trabalho simultâneo em diversas frentes de serviço.

Conforme Ezequiel Neiva, a passarela moderna, considerada uma Escultura Urbana, com estrutura artística ondulada e iluminação cênica (Led), medirá três metros de largura por 184 metros de extensão.

Locomotiva

Outra novidade do Espaço Alternativo é que o local terá um memorial para contextualizar a história de Rondônia. Conforme Ezequiel Neiva, a locomotiva é parte do memorial e está quase finalizada. Segundo o diretor, até o final deste mês será aberta à população.

Estacionamento

Na próxima semana também será iniciada a construção do estacionamento para 2.800 veículos. O estacionamento terá a área de 80 x 60 metros.

Forte Príncipe da Beira

Ainda como parte do memorial, já foi concluída a réplica do portal do Forte Príncipe da Beira. Neiva disse que o local terá ainda, personagens que marca a passagem de ciclos históricos de Rondônia, como Marechal Rondon, o índio, o seringueiro e o garimpeiro.

Tecnologia

O governo estadual disponibilizará no Espaço Alternativo o acesso gratuito à internet. Pela programação do governador Confúcio Moura, a internet será liberada aos finais de tarde e finais de semana e feriados.

Câmeras/PM

O local já conta com quatro câmeras de seguranças e outras ainda serão instaladas no local, que terá a presença de um boxe da Polícia Militar. Todo o sistema de segurança será monitorado pela PM.

Asfalto

Na última semana o DER iniciou o recapeamento das duas vias da avenida Jorge Teixeira, do trevo da avenida Costa e Silva até o aeroporto. No total, serão quase seis quilômetros de recapeamento. “Toda extensão do Espaço Alternativo terá asfalto novo e sinalizado”, frisou o diretor do DER.

Arborização

Toda a extensão do Espaço Alternativo está recebendo arborização e jardinagem. Entre as espécies de árvores e arbustos de jardim que estão sendo plantados, estão ipês rosa e amarelo, helicônias, cipó de são joão e thumbergia grandiflora (azulzinha), além de palmeiras.

Cartão Postal

Para Ezequiel Neiva, não há dúvida que o Espaço Alternativo será o cartão postal de Porto Velho. “É o local mais visitado da nossa capital. São mais de 10 mil pessoas aos finais de semana”, assegurou, ao afirmar que a Passarela e a Locomotiva serão as “cerejas do bolo”.

 

Texto e Fotos: Assessoria

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO