Em sessão realizada na noite desta terça-feira dois ilustres vilhenenses por vínculo social (nasceram em outras paragens), tiveram suas décadas de dedicação a nossa cidade reconhecidas oficialmente pelo Poder Legislativo local.

Na verdade foram mais de dez pioneiros homenageados, e apesar das semelhanças de histórico que os unem – a dedicação e trabalho empenhados para o progresso de Vilhena – Aymoré Horta Pereira, o “Sargento Aymoré), e Osvaldo de Mattos, o “Compadre Osvaldinho” – possuem trajetória peculiar no Portal da Amazônia.

O primeiro foi o oficial da Força Aérea Brasileira que mais viveu aqui enquanto serviu à pátria. Aqui criou seus filhos, e junto com a saudosa Noême Barros Pereira, a “Dona Noêmia” da VASP, do Funrural, da escola e de tanto mais. O casal construiu uma lindíssima história de vida entre nós, e muito do que Vilhena é hoje deve ao Sargento Aymoré.

Já o Compadre Osvaldinho foi – e continua sendo – um dos principais agitadores culturais que nós temos. Seu apego, amor e dedicação para que se mantenham vivas as tradições e costumes dos pampas, a origem de grande parte de nós, fizeram dele um ícone de garra e exemplo de luta por nossos sonhos.

A homenagem da Câmara de Vereadores aos dois pioneiros é um singelo – porém sincero ao máximo – reconhecimento público dois personagens, além dos vilhenenses Carlos Santiago, Edna Modesto, Elsa de Vargas, Eulina Flausina Conceição Silva, Lourdes Maria dos Santos Pinheiro, Marlene Rover e Nelci Mathias, é não apenas justo e merecido como também obrigatório por parta da comunidade a qual todos eles muito contribuíram. Parabéns também aos vereadores vilhenenses pela iniciativa, em especial a Carlos Suchi, que articulou a iniciativa.

 

Osvaldo de Mattos, o “Compadre Osvaldinho” (lado esquerdo)
Aymoré Horta Pereira, o “Sargento Aymoré (centro)

Texto e Fotos – Mario Quevedo

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO