Sua empresa costuma trabalhar com “cenários econômicos”? Você conhece alguma organização, na nossa cidade, que faça isso? Já leu algum artigo ou livro a respeito? Você acredita que ele pode contribuir para o aprimoramento de seu planejamento?

As pessoas tem uma tendência natural de rejeitar o que desconhecem, postura essa que até faz sentido. Contudo, diante da delicada conjuntura por que passa nosso país, onde inúmeros são os desafios e bem poucas as soluções, convido-o a refletir comigo por alguns minutos sobre este tema, afastando qualquer barreira, e desejando aprender algo novo e útil para sua empresa.

O planejamento de cenários começou entre os militares, via jogos de guerra e mais tarde se estendeu ao mundo dos negócios, com ênfase nas grandes empresas. O planejamento de cenários é uma ferramenta destinada a tornar as organizações mais adaptáveis, reconhecendo as mudanças e incertezas conjunturais, utilizando ambas em seu proveito.

A análise de cenários empresariais não é uma ciência, mas sim um instrumento de gestão, extremamente útil e oportuno, contribuindo para a elevação da qualidade do seu processo decisório. O objetivo dos gestores é atingir um resultado melhor, através de decisões inteligentes e seguras. Irrealista e insensato é esperar que a sobrevivência empresarial venha de graça, sem sacrifícios nem riscos !

O planejamento precisa ser baseado na hipótese de que algumas coisas são previsíveis. A boa técnica recomenda que cada projeto relevante deva ser analisado com dois ou três resultados, sendo um para cada tipo de cenário identificado. O primeiro objetivo do planejamento de cenários é a geração de projetos mais rigorosos, sob uma variedade de futuros alternativos; e o segundo objetivo é pensar melhor, mais profundamente e empregando a técnica para prever o futuro mais provável.

O urgente costuma sobrepujar o importante. Uma empresa de sucesso necessita de uma forte ideia de negócio. A análise de cenários parte da visão consensual, reconhece as incertezas e complexidades, amplia a visão da administração e provê uma estrutura para sua empresa operar dentro dessas novas visões.

Concluindo: Enriqueça a administração de sua organização mediante o uso da análise de cenários empresariais. Por certo seus riscos serão minimizados, seu potencial de acerto crescerá e seus resultados serão superiores. Como diz o texto acima, sempre há esperança de um futuro melhor desde que sejamos sábios e deixemos de lado a inibição, ao enfrentar o desconhecido. Eu creio nisso. E você?

Texto: Humberto Lago/Consultor Empresarial

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO