A falta de liberdade econômica é, seguramente, uma forma indireta de escravidão.  Essa é uma prática abominável e desprezível no mundo ocidental, porém está muito presente nos países com governos autoritários. Imagine quão maravilhoso seria nosso país se tivéssemos uma conjuntura caracterizada por dois princípios básicos do capitalismo: 1.-Economia de Mercado e 2.-Livre Concorrência! Que beleza seria se houvesse uma concorrência plena de preços, em todos os segmentos de mercados (produtos e serviços)! Os mais eficientes se sobressairiam, com participação crescente no mercado, arrastando consigo os demais competidores, sob o risco destes últimos virem a fechar suas portas, pela ineficiência, incompetência e falta de inovação!

Eventuais distorções e abusos de preços seriam logo combatidos pela livre importação de produtos e serviços, sempre que os preços internos fossem abusivos! Os países mais desenvolvidos fazem isso há décadas, com sucesso, e os preços se auto regulam automaticamente. Em muitos países é assim, menos aqui no Brasil.

Que lindo seria se tivéssemos uma moeda forte, como consequência de um governo sério, competente e disciplinado, cujas despesas nunca excedessem suas receitas.  Afinal, uma moeda forte é uma fotografia da seriedade ou não da gestão econômica de um país. Por não existir isso aqui, a nação perdeu cerca de 20% de sua riqueza, nas últimas semanas, pela desvalorização da nossa moeda frente ao dólar.

Imagine quão grande nação seríamos se não existissem: 1.-Monopólios; 2.-Empresas estatais; 3.-Administração de preços conduzida pelo governo, visando mantê-los artificialmente baixos (com fins políticos); 4.-Um Estado excessivamente grande, ineficiente e caro, destruindo de forma permanente e abusiva, a riqueza arduamente criada pelos agentes econômicos!

Este é um ano de eleições. O povo brasileiro vai ter oportunidade de escolher seus governantes. Esperamos que com a ajuda divina: 1.-Surjam candidatos competentes, íntegros, sábios, com elevado espírito público e um desejo ardente de resolver nossos graves problemas; e 2.-Que o povo vote nos melhores candidatos e rejeite os que se revelaram impróprios. A democracia está nos dando uma grande oportunidade de corrigir muitos de nossos erros; não vamos desperdiçá-la!

O Brasil é o quinto maior país do mundo em população, porém a décima maior economia do planeta. Isto é triste, lamentável e desconfortável. Constatar que o país vem sendo administrado de forma imprópria, apesar de tantos exemplos de nações que prosperaram e se projetaram porque fizeram as escolhas e decisões corretas.

Cedo ou tarde teremos um mercado livre; teremos uma concorrência plena de mercado. Nesse dia o desemprego cairá, a inflação será dominada e nossa moeda será forte. Criar empregos é atribuição específica da iniciativa privada. Que o bom senso prevaleça, pois do contrário nosso país irá retardar indefinidamente sua recuperação econômica, moral e cívica.

Texto: Humberto Lago/Consultor Empresarial

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO