Nesta semana, centenas de produtores rurais compareceram no auditório da Câmara para participarem do treinamento sobre crédito fundiário, com a finalidade de se habilitarem e realizar o sonho de adquirir sua pequena área de terra em Cabixi.

O prefeito Silvênio de Almeida, preocupado com o setor produtivo rural de estar cada vez menos populoso, devido aos filhos de produtores estarem deixando suas propriedades e habitando na área urbana, resolveu criar a Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), que coordena o treinamento.

Essa foi uma das metas de sua administração que tem por finalidade facilitar o desenvolvimento das atividades voltadas para o meio rural, com intenção de dar mais apoio ao setor produtivo rural, incentivando que as famílias fixem ao campo, produzam mais e aumentam suas rendas.

Mesmo com a Secretaria recém-criada e com poucas condições de trabalho por falta de estrutura, entre elas, maquinários, veículos e implementos agrícolas para trabalhar, os resultados relativamente estão surgindo, explicou Marcus Martins, titular da pasta.

De acordo com ele, produtores já foram atendidos com calcário, horas máquinas, implementos para preparo da silagem e agora com o crédito fundiário. O programa tem parceria da Seagri, Emater, Câmara de Vereadores, CMDR e Fetagro.

Durante a capacitação foi elencado sobre a operacionalização do programa entre cada parceiro, modalidades, enquadramento e documentos necessários, informou o titular da Semagri.

AQUISIÇÃO DE TERRAS

Marcus Martins explicou que com o projeto para aquisição de terras, através do Programa de Credito Fundiário, o município só tem a ganhar, pois os setores em que as terras serão adquiridas irão fortalecer as comunidades rurais, alunos nas escolas, membros nas igrejas, aumento da produção de grãos, leite, frutas e o setor de hortifrutigranjeiro em geral, por se tratar de um valor não tão elevado de dinheiro.

 

Texto: Extra de Rondônia

Fotos: Divulgação

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO