Flávia Albaine, idealizadora do projeto “Juntos pela Inclusão Social”, participa de debate em evento na Defensoria Pública da União no RJ

Aconteceu dia 10 de outubro o “Debate sobre Diferenças e Inclusão Social” no auditório da DPU (Defensoria Pública da União), Rio de Janeiro, com a presença de mais de 300 pessoas.

Entre os temas abordados estiveram as pessoas com deficiência, questões de gêneros e sexualidade, assim como as questões raciais.

Diversos profissionais participaram do evento como mediadores, palestrantes e facilitadores.

Então, embora a concentração das mesas de debate estivesse composta em grande maioria por pessoas do Sudeste do País ou que atuam em órgãos federais, a região Norte também esteve presente.

Trata-se de Flávia Albaine, Defensora Pública de RO, membro da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos e criadora do projeto “Juntos pela Inclusão Social”.

Ao lado do nadador paralímpico Clodoaldo Silva, ela discursou sobre os avanços e as necessidades de ações dentro do painel da inclusão social.

“Tive a oportunidade de falar sobre o modelo social de abordagem da deficiência adotado internacionalmente e nacionalmente, onde a postura da sociedade (de incluir ou excluir) é fundamental para a conceituação da deficiência”, ressalta.

Para ela, a deficiência deixa de ser uma característica individual da pessoa para se tornar uma característica social, cabendo à sociedade se adaptar para incluir todos os seus cidadãos.

“Independentemente de eventuais limitações físicas, sensoriais ou mentais, permitindo eles exerçam seus direitos em igualdade de condições com os demais”, pontua Flávia.

Ela também esclareceu sobre o papel da Defensoria Pública como agente de transformação social na mudança desse paradigma.

TEORIA E A PRÁTICA

A participação de Clodoaldo foi de grande importância, já que ele pode relatar o que passa na prática o que muitos só sabem na teoria.

Além disso, mostrou que a força e a determinação são pilares para ultrapassar barreiras.

“Tive o prazer de dividir o painel com o nadador paralímpico Clodoaldo Silva, que falou sobre a sua experiência pessoal de superação”, conta a profissional.

O atleta ficou tão encantado com a atuação da Defensoria Pública na inclusão das pessoas com deficiência, que declarou sua colaboração à instituição.

“Vou apoiar o trabalho da Comissão das Pessoas com Deficiência da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos para que o tema da campanha de 2019 da ANADEP refira-se sobre a inclusão social das pessoas com deficiência”, declara Clodoaldo.

A Defensora Pública de RO, atuante na Comarca de Colorado do Oeste, e o nadador paralímpico gravaram um vídeo juntos, para buscar ainda mais apoio de todos que desejam uma sociedade mais inclusiva. Clique (.”>AQUI) e confira o vídeo.

Fonte: Assessoria

Fotos: Divulgação 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO