O 3º Colóquio de Biologia para profissionais, estudantes e público em geral, aconteceu de 6 a 9 de novembro, no campus  do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), em Colorado do Oeste.

Além de assuntos relacionados à ciência como um todo, uma das novidades foi a participação da Defensora Pública de Rondônia Flávia Albaine, que nos dias 7 e 8 ministrou oficinas voltadas ao contexto da inclusão social.

Com o auditório lotado, ela e um morador do município, Jackson Pereira Gonçalves, que representou as pessoas com deficiência, expuseram relatos e opções para a inclusão de todos. E isso principalmente no âmbito universitário.

“Debatemos temas importantes relacionados à educação das pessoas com deficiência, tais como o sistema de cotas para o acesso universitário, a figura do professor mediador, a utilização de tecnologias assistivas nas escolas e universidades, as dificuldades com as quais os profissionais da educação se deparam na prática para efetivar o ensino inclusivo,  entre outros”, esclarece Flávia.

Além disso, ela ressalta que essa é uma das funções da Defensoria Pública: lutar pela inclusão social por meio da educação em direitos.

 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM DOS PONTOS DE PARTIDA

Idealizadora do projeto “Juntos pela Inclusão Social”, Flávia sempre almejou lutar em favor dos que vivem em vulnerabilidade.

Então, como um dos membros da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), também usa o seu projeto para dar ainda mais forças à causa.

Com isso, Colorado do Oeste ganha visibilidade nacional, pois ainda que seja um local considerado pequeno perto de outras grandes cidades, possui um trabalho de destaque nesse sentido.

“Tenho 25 anos e sou cadeirante desde os 18. A atuação da Defensoria Pública de RO em Colorado tem sido importante para eu conseguir os meus direitos. Também acompanho a atuação do projeto de inclusão da Dra. Flávia aqui na cidade e aprendi muitas coisas. Participei da oficina de inclusão da Defensoria Pública no IFRO Colorado e gostei muito. Esse tipo de coisa é importante para ajudar a nossa sociedade a ser mais inclusiva”, ressalta Jackson.

Com alguns eventos já agendados pelo Brasil para o final de 2018 e início de 2019, nos quais irá expor principalmente as conquistas e avanços nesse cenário em Rondônia, a profissional comemora o sucesso do Colóquio nesse município com pouco mais de 18 mil habitantes.

 

Texto e fotos: Assessoria

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO