Acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental da Unesc, Unidade de Vilhena, realizaram uma atividade prática supervisionada (APS), através da disciplina de Geologia e Pedologia, sob supervisão da professora Juliana de Fátima Vizú.

A atividade consistiu na realização de experimentos, com o objetivo de demonstrar aspectos físicos que condicionam a qualidade ambiental do solo vilhenense, relacionados à coloração, infiltração e permeabilidade, densidade e textura do solo, e ainda intemperismo e formação de horizontes.

A atividade de campo permitiu aos acadêmicos ressaltar também, como ocorre a erosão hídrica do solo. Foi demonstrada a importância da cobertura vegetal em três situações diferentes, como se dá a ação da água da chuva no desprendimento de partículas e erosão do solo.

Em Vilhena, as erosões tem sido um problema constante para as administrações municipais, inclusive sendo causa de decretação de situação de emergência no ano de 2017, devido à erosão no final da Avenida Curitiba. Recentemente, outras situações preocupantes ocorreram, como a abertura de crateras que se formaram às margens da BR-435, rodovia que dá acesso aos outros municípios do Cone Sul do Estado. A ação também pode ser notada em um trecho da Rua Jandaia, no bairro Cidade Jardim.

O professor Gabriel Paciência, coordenador do Curso de Engenharia Ambiental da Unesc em Vilhena, afirmou que “a relevância do trabalho realizado é para conhecer os aspectos físicos do solo e processos erosivos, além de práticas conservacionistas que evitem a ocorrência destes tipos de problemas, permitindo a realização de estudos de prevenção e contenção dos processos erosivos”.

Na última segunda-feira à noite, dia 19, foi realizada nas dependências da Unesc uma mostra do trabalho executado por acadêmicos e professores. O evento contou palestrantes da Sedam e do Saae, de Vilhena. Participaram também da Mostra, alunos das escolas Álvares de Azevedo e Shirlei Ceruti.

Para o coordenador acadêmico da Unesc em Vilhena, Marco Aurélio Vasques, a presença dos alunos do ensino médio na apresentação é de extrema importância. “Estes jovens serão multiplicadores da filosofia da prevenção e promoção de qualidade de vida”.

Vasques ressaltou ainda os investimentos realizados pela mantenedora da Unesc em Vilhena, enfatizando ainda o lançamento do curso de Engenharia Agrícola, que está com inscrições abertas para o vestibular. “Trata-se de um curso vocacionado para o Cone Sul de Rondônia, que é o maior celeiro agrícola do Estado”.

Texto e fotos: Assessoria

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO