@@@ AMEAÇAS

“Vilhena ainda vive a fase da ditadura”. Iniciamos a coluna com esta frase para comentar as constantes ameaças que profissionais de imprensa vem enfrentando de políticos no município de Vilhena. Só nesta semana, comunicadores do site Extra de Rondônia e da Rádio Positiva FM foram intimidados e ameaçados para evitar que escândalos dos Poderes Executivo e Legislativo sejam revelados à população, numa total afronta aos princípios constitucionais. Os casos ganharam destaque, inclusive, em nível estadual.

@@@ PEDE PRA SAIR

E o pior de tudo isto, é que os políticos consideram-se as vítimas. Cordeiros em pele de ovelha, diríamos. Não aguentam o peso do cargo, os questionamentos da população. No filme Tropa da Elite, uma conhecida frase dita pelo Capitão Nascimento se revela com os políticos de Vilhena: não aguantou o tranco, então “Pede pra sair”.

@@@ LIBERDADE DE EXPRESSÃO

No início de janeiro, o juiz de Direito, Marcos Alberto Oldakowski, da 5ª Vara Cível de Ji-Paraná, julgou improcedente o pedido de indenização movido pelo senador Acir Gurgacz (PDT) contra a empresa Sistema Itapirema de Comunicações (Rádio Planalto), o advogado Caetano Vendimiatti Neto e o radialista Licomedio Pereira da Silva. Na ocasião, o senador reclamava de comentários contra ele. Em sua decisão, o magistrado argumentou que a matéria não propaga conteúdo que fere à imagem, à honra, à fama ou a reputação do agente político, mas consiste na reprodução de uma informação, dando maior repercussão a uma constatação já realizada pelos órgãos oficiais, informação de caráter público, que pode ser levada ao conhecimento da população”.

@@@ LIBERDADE DE EXPRESSÃO II

O Juiz disse também que “o direito à liberdade de imprensa e de expressão, no caso em epígrafe, deve ser resguardado, porquanto constitui-se em um dos pilares do Estado democrático de direito. Ele traz luz, desfazendo a penumbra que paira sobre a ausência de conhecimento ou a falta de consciência social, contribuindo para o desenvolvimento do senso crítico do cidadão, para o aperfeiçoamento da democracia, descortinando a ignorância, trazendo acessibilidade e amplitude de conteúdos importantes, muitas vezes restritos a pequenos ambientes ou grupos, liberdade essa que não pode ser castrada ou censurada, conforme artigo 220 da Constituição Federal, pelo contrário, deve ser tutelada pelo Estado, principalmente diante de fatos de tão grande repercussão social”. Este é o recado para quem ameaça um profissional de imprensa.

@@@ NOVO PRESIDENTE

O vereador Ronildo Macedo (PV) prepara o terno para a posse como novo presidente da Casa de Leis de Vilhena a partir de 1º de janeiro de 2019. Ele garante ter uma programação de ações à frente da pasta, principalmente, voltados ao respeito com os profissionais de imprensa. Macedo terá, neste sentido, a difícil missão de recuperar a manchada imagem do Poder Legislativo, que nestes dois anos limitou-se a gastos excessivos com a construção de um luxuoso prédio da Câmara (mais de R$ 3 milhões), com telefone celular e outras despesas desnecessárias, enquanto o setor de saúde pública de Vilhena padece. Desejamos sorte e discernimento ao parlamentar.

@@@ SÓ PROMESSA

Dois anos se passaram e a Câmara de Vilhena ainda não devolveu nenhum centavo do recurso que recebe mensalmente da prefeitura. No início de 2017, o vereador Samir Ali (PSDB) disse em alto e bom tom que o presidente Adilson de Oliveira (PSDB) tinha na programação a devolução de recurso para investimentos na saúde. Estamos aguardando a promessa!

@@@ PREPAREM OS BOLSOS

Recebido como uma espécie de bomba atômica, a alteração do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) solicitada à Câmara de Vereadores pelo prefeito Eduardo Japonês (PV) em regime de urgência, provocou revolta entre a população vilhenense. Na justificativa, Japa garante que é “para o fortalecimento do caixa municipal e melhoria na arrecadação, é necessária a revisão dos valores que, se aprovada, contribuirá para a eficiência e efetividade da prestação dos serviços públicos municipais”. Os percentuais aplicáveis são os seguintes:  50% dos valores da tabela para o exercício 2019; 75% para 2020, e 100% de 2021 para os anos seguintes. O projeto está nas mãos dos vereadores, que deverão analisar – e pelo jeito, votar – na sessão legislativa da próxima terça-feira.

@@@ PRESENTE DE NATAL

A população clama para evitar mais impostos. O cidadão brasileiro é quem paga a maior carga tributária do mundo para ter pouco retorno. Se aprovado o projeto, alguns comentam que será o presente de natal que os vilhenenses não esperavam neste final de 2018. Leia projeto na íntegra AQUI

@@@ DESAGRADÁVEL

O respeitado professor Gilson Ferreira, que já exerceu o cargo de presidente da Câmara de Vilhena e hoje é assessor executivo na prefeitura, protagonizou um fato desagradável. Nesta semana, ao vivo numa emissora de rádio, Gilson, fora de controle, mandou um radialista lá naquele lugar que tem três iniciais, mas que não sei se existe de fato. Nesse momento, não se mostrou o professor que todos conhecemos.

 

 

Texto: Extra de Rondônia

Foto: Ilustrativa

 

sicoob