A deputada Rosangela Donadon (PDT) teve aprovado dois projetos de lei que beneficiam pacientes em Rondônia. O que estabelece diretrizes para a política estadual das pessoas com doença renal crônica e o que institui a política de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer bucal.

O projeto de Lei 1085/18 estabelece as diretrizes para a política estadual de atenção integral a saúde das pessoas com diagnóstico de doença renal crônica (DRC), que consiste em lesões irreversíveis e progressivas provocadas por doenças que tornam o rim incapaz de realizar suas funções. E devido à capacidade de se adaptar à perda da função, os sinais importantes de falência renal aparecem somente em estágios avançados da doença, esclarece a parlamentar.

Rosangela afirma que o rápido crescimento da DRC no Brasil aponta para a necessidade de campanhas preventivas, pois se estima que cerca de 10 milhões de brasileiros são portadores da doença causadas principalmente pelo diabetes, a hipertensão arterial e glomerulonefrites.

As diretrizes apontadas no projeto aprovado e que segue para sanção, são o atendimento integral e regionalizado das pessoas com doença renal; a universalização do acesso às diferentes modalidades de terapia renal substitutiva; a promoção da educação permanente dos profissionais da saúde e o desenvolvimento de projetos estratégicos para o estudo, bem como a incorporação tecnológica no tratamento da doença renal.

A parlamentar conclui seu projeto deixando em aberto a possibilidade do Estado articular junto às universidades, formas de incentivá-las a pesquisar e a realizar projetos com foco na doença renal e na melhoria da qualidade de vida das pessoas com diagnóstico de DRC.

Câncer bucal

A deputada Rosangela Donadon teve aprovado também o Projeto de Lei 1086/18 que institui a política de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer bucal em Rondônia.

Com o intuito de garantir acesso e promover o estudo e o correto diagnóstico o projeto apresenta nove diretrizes.

Dentre eles se destaca a assistência à pessoa acometida do câncer bucal, com amparo médico, psicológico e social; campanhas anuais promovendo a necessidade de autoexame; promoção de debates sobre a doença com a viabilização do atendimento e tratamento odontológico regionalizado; promoção da conscientização do cirurgião dentista quanto sua importância na prevenção e diagnóstico precoce.

A principal diretriz é o pronto encaminhamento do paciente a um centro de especialidade para realização de biópsia, quando detectada lesão suspeita ou a um centro de referência no atendimento de pacientes oncológicos, preferencialmente os bucais, quando confirmado o diagnóstico.

Autor e foto: Assessoria

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO