@@@ PRESENTE DE GREGO

Muita expectativa com relação à última sessão ordinária do ano do Poder Legislativo que ocorrerá nessa terça-feira, 18, em Vilhena. O projeto de lei que trata da readequação dos valores do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) deve ser votado em plenário pelos parlamentares. O prefeito Eduardo Japonês (PV) alega que a alteração dos valores ajudará no “fortalecimento do caixa municipal, contribuindo com a eficiência e efetividade da prestação dos serviços públicos municipais”. Para os críticos, o projeto tem por única finalidade tirar mais dinheiro do bolso do contribuinte, uma espécie de presente de grego neste final de ano.

@@@ PREFEITO TEM MAIORIA

Em tese, o projeto deve ser aprovado sem problemas no parlamento, tendo em vista que o prefeito conta com apoio da maioria dos vereadores, que são aliados da administração municipal. Porém, os edis podem mudar suas opiniões durante a sessão ordinária ao sentir a pressão popular. Através das redes sociais, moradores anunciam que irão lotar o auditório da prefeitura, local onde são promovidas as sessões plenárias. O Extra de Rondônia traz enquete neste sentido ao lado direito da página eletrônica. O resultado será publicado segunda-feira.

@@@ MAIS TAXAS

Além da alteração dos valores do IPTU, outro projeto polêmico também atrai a atenção e revolta da comunidade. Trata-se do aumento na taxa Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP), outra alternativa encontrada por Eduardo Japonês dentro do seu programa de governo denominado “Vilhena para o Futuro”. O tal projeto prevê uma readequação das contribuições dos vilhenenses e atingirá, principalmente, os proprietários de lotes vagos. Apesar do prefeito também ter solicitado urgência na aprovação, não há expectativa que a propositura seja votada na sessão de terça-feira, a não ser que os vereadores, de última hora, considerem necessária sua aprovação. Vamos aguardar!

@@@ “CAIXA 2”

O líder comunitário Ivan Bezerra de França, popularmente conhecido como “Ceará” da Assossete, decidiu mesmo ser a “pedra no sapato” do prefeito Eduardo Japonês, de que foi aliado na eleição suplementar em Vilhena. Através de mensagens ácidas em grupos da whatsapp, ele cobra promessas de campanha do mandatário com relação a melhorias no seu bairro. Fotos e vídeos da Assossete, praticamente, abandonada, são corriqueiramente publicados. Devido às cobranças não serem atendidas, “Ceará” elevou o tom, fez graves acusações e registrou Boletim de Ocorrência contra o prefeito. Uma das acusações refere-se a um suposto “Caixa 2” nas eeleições. Ele diz que, na campanha, por determinação de Japonês (então candidato a prefeito) entregou cinco pacotinhos de dinheiro a um grupo de pessoas que ele chama “os de tornozeleiras”. Denúncia gravíssima.

@@@ CASO DE POLÍCIA

Japonês não aguentou ouvir, negou as acusações e ameaçou mover ação contra o líder comunitário. Sobre o suposto “Caixa 2”, ele afirmou que todos seus gastos foram declarados à Justiça. “Ceará” afirma que “tudo que eu falo, provo”. Parece que alguém pediu truco e ouviu seis como resposta.

@@@ QUERIA A EDUCAÇÃO

Ao que tudo indica, o empresário e ex-candidato a Senador Jaime Bagatolli (PSL) não deve assumir cargo nenhum na equipe do governador eleito de Marcos Rocha (PSL). Entretanto,  conforme fontes do Extra de Rondônia, ele intercedeu para que sua esposa, a vilhenense Sandra Mello, seja nomeada secretária estadual de educação, mas Rocha teria negado. Apesar de Sandra ter experiência administrativa, por já ter sido vereadora e secretária de educação em Vilhena, na gestão do ex-prefeito Zé Rover, a negativa foi por outro motivo. Pode parecer cômico, mas Rocha ainda estaria chateado por Bagatolli, durante as eleições, chamar a imprensa para coletiva e retirar (por algumas horas) apoio à sua candidatura ao governo.

@@@ NOVAS LIDERANÇAS

Dois conhecidos aliados do governador eleito Marcos Rocha devem assumir os principais cargos do governo em Vilhena. O agente penitenciário Nilton Gomes deve assumir o cargo de Secretário Executivo Regional de Vilhena e Alex deve ser o coordenador da área de segurança regional no Cone Sul. Esperamos que a dupla seja, acima de tudo, uma espécie de “ponte” entre Vilhena e o governo do Estado, visando à concretização de investimentos para o município.

Alex e Nilton

@@@ ELOGIOS AO EX-PREFEITO

Durante a última sessão legislativa de Vilhena, a vereadora Leninha do Povo (PTB) surpreendeu os presentes e calou a boca dos opositores do ex-prefeito Zé Rover (PP) ao revelar sua opinião referente à saúde pública do município. Na frente do atual secretário de saúde, Afonso Emerick, e ao pedir melhorias para o Hospital Regional, Leninha disse que a saúde realmente funcionou na gestão de Rover, no período de 2012. “Podem falar o que quiser; eu trabalhava no posto de saúde João Luiz e lá tinham quatro oftalmologistas, quatro cardiologistas, dermatologistas, quatro ortopedistas, quatro radiologistas, duas ginecologistas e dois urologistas”.

@@@ PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO

Faltando 1 ano e 10 meses para as eleições municipais em Vilhena, começam a aparecer nomes que estariam dispostos a brigar pela principal cadeira do Palácio dos Parecís. O atual prefeito Eduardo Japonês (PV), apesar da negativa, confidenciou a assessores próximos que pretende disputar a reeleição. A ex-prefeita Rosani (MDB) estaria confirmada na família Donadon para retornar ao cargo. Outros nomes também ganham repercussão, como o do empresário Edmur da Matalúrgica (PTB), Evandro Padovabi (PSL), Ederson Deiró (irmão do deputado estadual eleito Cirone Deiró), o contador e ex-vice-prefeito Darci Cerutti (DEM), o atual presidente da Câmara Adilson de Oliveira (PSDB) e o vereador Rafael Maziero (PSDB).

@@@ TUCANO NA MIRA DO DEM

Falando em Rafael Maziero. A cúpula do DEM, que agora tem o senador eleito Marcos Rogério como principal líder político, tenta levar Maziero para suas fileiras partidárias. Isto porque o jovem vilhenense, que é advogado de profissão, apoiou (e fez muito) na campanha vitoriosa do agora senador de Ji-Paraná. Resta saber se os emplumados líderes tucanos deixarão que isto aconteça, já que Maziero desponta como liderança política emergente em Vilhena.

 

 

Texto: Extra de Rondônia

Foto: Ilustrativa

 

sicoob