Um servidor público da prefeitura de Vilhena foi preso na tarde deste domingo, 6, acusado do crime de Peculato.

Identificado como Donizete, servidor lotado na Secretaria Municipal de Obras (Semosp), acabou sendo levado à Unisp, após ser flagrado por policiais descarregando areia na calçada de sua residência, localizada na avenida Vitória Régia (1705), em Vilhena.

Ele, que é motorista, dirigia um caminhão da prefeitura.

Conforme a Ocorrência 2767/2010, na hora do flagrante, Donizete informou que foi autorizado, de forma verbal, pelo encarregado do setor, conhecido como Paulão.

Garante, por outro lado, que essa prática de entrega de terra, areia, seixo e outros produtos é feita de maneira rotineira.  Outro servidor, conhecido como Antônio, compareceu ao local do fato e se identificou como encarregado geral da Semosp e disse não ter ciência da situação.

O advogado da prefeitura, Bruno Fernando Santos Kasper, compareceu à Unisp para defender os acusados.

SINDICÂNCIA E PUNIÇÃO

Em contato com o Extra de Rondônia, o titular da Semosp, Carlos Schramm afirmou que determinou a abertura de sindicância para investigar o caso e exigiu punição dos envolvidos conforme a lei exige.

Ambos os servidores envolvidos, tanto o motorista como o encarregado que teria autorizado a descarga do material, são efetivos.

O secretário garante que não foi solicitado e não compactua com a prática, e que exigirá a aplicação rigorosa das sanções que resultarem do processo administrativo.

O relatório da Polícia Civil ainda não foi concluído e o veículo continua sob tutela das autoridades para perícia, mas será liberado após vistoria completa na carga.

Carlos Schramm explica que todos os casos que envolverem desvios de conduta de servidores de sua pasta devem ser denunciados e todas as medidas cabíveis serão tomadas para assegurar o andamento justo e correto das ações da Semosp no município. Carlos Schramm parabeniza a Polícia Militar e Civil pela fiscalização.

A Prefeitura revela que já está em estudo a implantação do controle por GPS em tempo real da frota na Secretaria de Obras, assim como já ocorre em outros entes públicos locais. A medida deverá facilitar a fiscalização e inibir práticas como esta.

 

Texto: Extra de Rondônia

Fotos: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO