Queimada 728×90

 

Os Dias de Campo de Soja 2019 da Embrapa e parceiros começam nesta terça-feira 12, e vai até dia 19 em Rondônia. Os eventos serão realizados em três municípios, abrangendo as principais regiões produtoras do Estado.

A entrada é gratuita, com inscrição feita na hora do evento e é aberto ao público que tem interesse no assunto. Serão apresentadas informações sobre cultivares de soja, manejo da cultura, boas práticas de produção, Sistema Plantio Direto e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

Além da soja, nos dias de campo em Vilhena e Porto Velho, os visitantes poderão conhecer novas opções de cultivares de arroz para o Estado. Mais informações ou dúvidas nos telefones (69)3321-2564, (69)3219-5058 ou (69)3219-5051.

Todos os eventos acontecerão a partir das 8h30. O primeiro será em Vilhena no Campo Experimental da Embrapa Rondônia, na BR 364, km 6. Na sequência, em 14 de fevereiro, o Dia de Campo de Soja será realizado em Castanheiras, na Fazenda Maia, que fica na linha 168 Norte, km 17,5. A capital, Porto Velho, recebe o último evento no dia 19, no Campo Experimental da Embrapa Rondônia, localizado na BR-364, Km 5,5.

Com estes eventos realizados em diferentes áreas produtoras de Rondônia, será possível ao público conhecer o potencial produtivo e o desempenho das cultivares da Embrapa, assim como aspectos relacionados ao manejo da cultura nas diferentes regiões.

Segundo pesquisadores da Embrapa, a soja tem sido boa alternativa para os pecuaristas no processo de recuperação de pastagens degradadas, sendo utilizada no sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP).

“A expectativa é de que Rondônia tenha uma boa safra de soja, pois o Estado não sofreu com secas e outros fatores que acabaram prejudicando outros Estados produtores”, aponta o pesquisador da Embrapa Rondônia, Vicente Godinho.

Segundo o pesquisador da Embrapa Soja, Rodrigo Brogin, cultivares transgênicas e convencionais, de diferentes ciclos e com características adequadas para cultivo no estado serão apresentadas ao público.

Os mais recentes lançamentos de cultivares de soja transgênica RR e IPRO da Embrapa estão semeados nas Unidades Demonstrativas. Além das cultivares transgênicas, na estação do Instituto Soja Livre, nos eventos, serão apresentadas as cultivares de soja convencional e as oportunidades de negócios que ocorrem no Brasil envolvendo a exportação de soja convencional.

SOJA EM RO

Segundo dados do levantamento de janeiro de 2019 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Rondônia, a previsão para a soja é que se mantenha a mesma área, produção e produtividade da safra passada.

A área cultivada de soja na primeira safra no Estado está estimada em 313,4 mil hectares. As condições da lavoura são ótimas em termos sanitários e com boa distribuição de chuva. A produção estadual é de, aproximadamente, 1 milhão de toneladas, terceira maior da região Norte, atrás de Tocantins e Pará, respectivamente. A produtividade rondoniense é de 3.282 kg/ha.

Já a expectativa da safra brasileira de soja deve alcançar 118,8 milhões de toneladas, com projeção de aumento em 1,7% na área plantada, correspondendo a 35,8 milhões de hectares.

REALIZAÇÃO E PARCERIAS

Os Dias de Campo de Soja 2019 são uma realização da Embrapa Rondônia e contam com a parceria do Instituto Soja Livre, Central Agrícola, AgroFarm Consultoria, Sementes Ypameri, Nufarm, Soesp, Agropel Sementes, Fazenda Maia, Adama, Sementes Quati, Solcampo, Fertivale, Aprosoja Rondônia, Santa Clara Agrociência, Ellus Distribuidora/Bardahl, BS&A-Bolsa de Sementes e Agronegócios, AgroCat, Sementes Faita e Rical.

Texto: Assessoria

Fotos: Ilustrativa/ Divulgação

saude 468×60

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO