As empresas de auditoria externa são formadas por profissionais altamente capacitados e experientes. Entre suas principais atribuições estão I-A validação das demonstrações contábeis (ou não) e II-A determinação do valor de um negócio (sem contar o fundo de comércio e o valor do market share).

Para tanto, elas costumam empregar uma metodologia contábil eficiente e segura, a qual permite fazer uma avaliação da autenticidade (ou não) dos saldos das contas do Balanço Patrimonial, bem como da Demonstração de Resultados do Exercício.

Exemplificando: 1-Os saldos das contas de caixa e inventários, por exemplo, são auditados e inspecionados fisicamente; 2-Quanto às contas a receber e a pagar, são feitas circularizações, as quais validam (ou não) os saldos a receber dos clientes e dos valores a pagar a fornecedores, exibidos no balanço; 3-As contas representativas dos ativos fixos e bens móveis são acompanhadas, tanto a valores históricos como a valor presente, tendo em vista o cálculo anual da depreciação (e/ou amortização), decorrente de seu uso; 4-As principais oscilações patrimoniais são evidenciadas, como também a origem e aplicação dos recursos, como consequência de sua atividade operacional. Notas explicativas são feitas para esclarecer fatos relevantes.

Índices econômicos financeiros são calculados e servem para indicar a qualidade da saúde financeira da firma. Por ocasião da publicação dos balanços, são citados os números dos dois últimos exercícios. Portanto, é possível fazer uma avaliação coerente dos mesmos. Jornais e revistas técnicas costumam preparar um Ranking anual do desempenho das empresas e seus indicadores financeiros, para conhecimento do mercado. Esta prática identifica e enaltece os principais players.

A obtenção dos resultados finais é esmiuçada. Partindo-se das receitas brutas, examinam-se os impostos sobre vendas, os custos, as despesas operacionais (subdivididas em pessoal, comercial, administrativa, tributária, financeira), até chegar-se ao lucro líquido final.

Provisões especiais são constituídas, segundo as circunstâncias, para a cobertura de eventuais perdas no contas a receber e estoques, protegendo assim o resultado operacional bem como o patrimônio dos investidores.

Por todos esses fatores pode-se concluir que as empresas de auditoria externa costumam desenvolver serviços de qualidade, comprovando a observância das leis fiscais. É obrigatória a rotatividade dos auditores independentes, periodicamente, para evitar que vínculos impróprios venham a surgir e assim afetar o resultado operacional.

Sempre que alguma empresa resolve ingressar na bolsa, as leis exigem delas a contratação prévia de auditores externos. A solidez do mercado de capitais tem por fundamento, entre outros fatores, o trabalho e seriedade dos auditores.

Resumindo: grandes empresas nacionais já estão adotando essa prática. É estimulante ver isso acontecendo no meio empresarial. De igual forma, constatar que a contabilidade e balanços estão ganhando crescente relevância e credibilidade.

 

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO