Escritório de Vilhena localizado na avenida Sabino de Queiroz / Foto: Extra de Rondônia

Um grupo de empreendedores do agronegócio da região do Cone Sul entrou em contato com a redação do Extra de Rondônia para fazer uma reclamação contra a Secretária de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), unidade de Vilhena.

O motivo: suposta falta de emissão de licenciamento ambiental na unidade.

De acordo com as reclamações, a Sedam de Vilhena não tem um diretor responsável pela unidade há mais de dois meses, sem rede telefônica e sistema. Assim como não conta com profissionais para realizar os processos de licenciamentos ambientais.

SEDAM ESCLARECE

Ouvida pelo Extra de Rondônia, Elias Resende, secretário estadual da Sedam, explicou que assim que assumiu a pasta, foi submetido a realizar vários ajustes que ficaram no meio do caminho da antiga administração.

Segundo ele, todas as unidades da Sedam estavam sem internet e contas de telefones vencidos, deixadas na gestão passada. Mas garantiu que todos esses transtornos serão resolvidos em todas as unidades.

Em relação especificamente à unidade de Vilhena estar sem diretor, o secretário afirmou que essa informação não procede. “Tem um chefe responsável no escritório de Vilhena, que foi nomeado como gerente regional da Sedam para atender todas as demandas da região do Cone Sul”, ressaltou.

Sobre os licenciamentos ambientais, Elias esclareceu que a Sedam orientou às gerências dos municípios disponibilizarem a liberação de licença ambiental de pequeno e médio impacto para atendimento de casos mais específicos. Porém, o chefe da pasta detalhou que está sendo realizada uma plataforma no site da Sedam para os empreendedores emitirem suas licenças para evitar filas nas unidades.

“A plataforma do licenciamento ambiental online está fase de teste, mas acredito que até meado de Abril esteja disponível no site para o usuário poder acessar e emitir sua licença ambiental”, finalizou.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO