Foto: Ilustrativa

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), participou de uma séria de ações conjuntas com o governo de Mato Grosso, em Cuiabá, com foco no setor de agropecuária, principalmente ligadas à sanidade animal e vegetal.

Os dois Estados vizinhos, que possuem o interesse de fomentar outras cadeias produtivas e viabilizar a troca de tecnologias,  assinaram um Protocolo de Intenções.

A parceria está focada inicialmente na fiscalização e erradicação da Febre Aftosa, já que a vacinação contra a doença será retirada da região fronteiriça entre os Estados esse ano, conforme o calendário do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A união é importante porque os Estados têm negócios em comum e ainda sofrem com as mesmas dificuldades, como a questão da logística. Com a parceria, acredita-se que será possível melhorar os recursos e fortalecer a economia dos dois Estados.

Para o secretário de Agricultura de Rondônia, Evandro Padovani, a parceria pode ir além da pecuária e atingir outras cadeias produtivas do agronegócio. Ainda afirmou que existe o interesse de compartilhar pesquisas e experiências nas áreas de piscicultura, suinocultura e cafeicultura, por exemplo.

Na visão do presidente da Idaron, Julio Peres, é necessário o trabalho em conjunto visto que que é impossível gerir a retirada sem a cooperação entre os Estados. Ele lembra que as barreiras são mais rígidas e necessitará esforços de todos para conquistar um território sem aftosa e sem vacinação.

O Mapa dividiu o país em cinco blocos e esse será o primeiro a suspender a imunização. Todo trabalho será coordenado pela União Federal e pelo Estado, sendo que Mato Grosso aparece no primeiro bloco que divide com Rondônia e no quinto bloco que será executado em 2022.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO