Foto: Ilustrativa

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), campus Cacoal, no intuito de se posicionar como centro irradiador científico do café no Estado de Rondônia, celebrou convênio de Cooperação Técnica Financeira com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Ministério da Indústria e Comércio.

O convênio tem o objetivo de expandir e reestruturar o Laboratório de Solos e Plantas, visando o atendimento dos cafeicultores vinculados aos municípios pertencentes à Indicação Geográfica “Cafés de Rondônia”.

De acordo com o Diretor-Geral da unidade, Davys Sleman, de Negreiros, o convênio é no valor de R$ 482.000,00, e tem como propósito a análise de solos, a fim de promover o acesso dos cafeicultores da região, a essa tecnologia e, consequentemente, a melhoria na eficiência na aplicação de fertilizantes e aumento da produtividade.

A importância desse convênio e a implementação do Laboratório de Solos e Plantas visa atender uma demanda antiga dos cafeicultores que enviam suas amostras de solos para outros Estados, elevando os seus custos.

Assim, como destaca o coordenador do curso de agroecologia do campus professor Dr. Rodolfo Gustavo Teixeira Ribas, “Com a  implementação deste laboratório teremos parâmetros para melhorar a qualidade do solo, realizar os ajustes necessários para fertilidade adequada e consequentemente a nutrição ideal da planta, o que resultará num café de qualidade e no aumento da sua produtividade”.

CAFÉ EM RO

Quinto maior produtor de café do Brasil, o Estado de Rondônia também é o segundo maior produtor de café robusta. A cafeicultura rondoniense possui grande importância sócio-econômica, uma vez que propicia a oportunidade de emprego e renda a mais de 22 mil famílias.

Diante deste fato, o café atua como um dos mais importantes agentes econômicos, sendo formador de uma poupança rural que proporciona a fixação do homem no campo.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO