Adailton Furia / Foto: divulgação

Na manhã da terça-feira 05, o presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, Adailton Furia (PSD) cobrou do secretário de Estado de Saúde (Sesau), Fernando Máximo o funcionamento da UTI neonatal em Cacoal.

De acordo com Furia, a UTI recebeu os equipamentos médicos em 2017, mas não está em funcionamento. “Estão apenas ligados na tomada, sem qualquer utilidade. Desde o começo do meu mandato eu venho cobrando providências. Já até disponibilizei recursos para ver esses leitos funcionando”, ressaltou o parlamentar.

Segundo o secretário da Sesau, a unidade de saúde não tem profissionais para garantir o funcionando da UTI neonatal. “Temos os equipamentos, mas nosso problema é a falta de especialistas. Precisaríamos de um neonatologistas, pelo menos cinco médicos, um chefe de equipe, enfermeiros e técnicos de enfermagem especializados para manter uma UTI 24 horas”, esclarece.

Fernando Máximo apontou que a Sesau está com o projeto pronto para fazer a inauguração da UTI. “O levantamento orçamentário já está na Sepog e essa questão será resolvida em breve”.

O parlamentar reconheceu o empenho da secretaria com a região do café, mas pediu celeridade nessa questão, tendo em vista que em casos de emergência, as famílias da região sofrem bastante.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO