Imagem ilustrativa

Se você acompanha a liga nacional de futebol americano dos Estados Unidos – a NFL, as particularidades desse jogo podem te interessar.

Um desses aspectos curiosos é um conjunto de regras ao mesmo tempo estranhas e fascinantes que os jogadores têm de seguir. Se eles não o fizerem, correm o risco de serem excluídos do registro de jogadores da NFL para sempre!

Escrevemos esse artigo para te dar uma ideia sobre algumas dessas regras. Se você alguma vez se interessou sobre as interessantes – e às vezes, bizarras – regras da NFL, continue lendo…

Atrasos não são tolerados

Se algum jogador se atrasa para os jogos, terá problemas. Ele pode ser enviado pra casa, multado ou mesmo rebaixado se isso acontecer com frequência.

Como um time não pode funcionar sem certos jogadores, isso é compreensível. Mas é um pouco duro se alguém tem uma boa razão para perder um treino.

Jogos de apostas são proibidos

Jogadores da NFL são proibidos de apostar, já que isso passa uma imagem ruim aos torcedores. Nos anos 60, havia muitos casos de jogo patológico, o que era um sério problema para a liga.

O caso mais conhecido é o de Paul Hornung, que foi suspenso nos anos 60 por apostar. O mesmo aconteceu com Art Schlichter nos anos 80 e Josh Shaw em 2019. Parece que o jogo é uma forma comum de escapar do estresse de jogar na NFL!

Desde a suspensão dos dois primeiros jogadores, jogos de aposta são terminantemente proibidos para jogadores da NFL.

O dress code oficial

Uma das regras mais estritas da NFL é o dress code. A política oficial da NFL tem nada menos do que cinco páginas. As regras não se limitam às camisas do time; os jogadores não podem usar bandanas, short acima do joelho ou toalhas atrás das calças.

As máscaras faciais também foram alvo de regulamentação em 2020, quando regras sobre quais tipos de máscaras poderiam ser usadas pelos jogadores no interior de arenas foram instauradas. Além disso, qualquer acessório deve ser aprovado pelo time e dirigentes da NFL. A liga levou a sério o cumprimento dessas regras.

Falar com a imprensa é fundamental

Imagine perder feio em um jogo da NFL. Tudo o que você quer é ir pra casa e não falar com ninguém…

Mas jogadores da NFL não podem ter esse luxo. Eles precisam ir a conferências de imprensa e dar sua opinião sobre os jogos. Em 2014, Marshawn Lynch foi multado em 100 mil dólares (R$ 557 mil) por não aparecer em uma conferência pós-jogo. Ele chegou a declarar, em outra conferência, que estava ali somente para não ser multado!

Alguns medicamentos são ilegais

Muitas drogas, não raro aquelas usadas para tratar o TDAH e transtornos parecidos, são ilegais para jogadores da NFL. Uma delas, o Adderall, é estritamente proibida, e os jogadores podem ser banidos do esporte se a droga é detectada em seu organismo.

Isso é injusto com quem realmente precisa da droga para tratar condições mentais, mas muitos argumentam que jogadores tomam o medicamento para melhorar sua performance, aumentar o foco e ganhar vantagem.

Não é permitido fazer saudações

Saudações também são proibidas pela NFL, pelo fato de que elas podem parecer provocação ao time adversário. Os jogadores são instruídos a não fazer saudações desde o início de sua carreira. Quando eles o fazem, ainda que acidentalmente, podem ser multados ou expulsos de campo.

E a lista de proibições continua…

Gestos como girar a bola no chão e dançar parecem inofensivos, mas são proibidos na NFL. Os jogadores devem tomar muito cuidado para não faze-las, já que é muito fácil se distrair…

Se ser um jogador da NFL não soa nada atrativo pra você após ler tantas regras, você não está sozinho. Mas vale lembrar que os jogadores são treinados para respeita-las desde muito jovens. Ainda assim, elas são muito restritivas, e é fácil entender porque muitos jogadores da NFL enfrentam problemas mentais por causa da cultura estrita do esporte.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO